VOLTAR

Escolas de RR que iniciaram ano letivo após 20 de maio terão aulas todos os sábados, diz secretária

G1 https://g1.globo.com
Autor: Pedro Barbosa
26 de Mai de 2019

Escolas estaduais indígenas que não tiveram condições de iniciarem o ano letivo no dia 20 de maio deverão passar a ter aulas todos os sábados, informou a secretária estadual de Educação, Leila Perussolo, ao G1, neste sábado (25).

"As futuras circunstâncias do ano letivo, se haverá férias, recesso, são questões que só acordaremos em outro momento, ouvindo as comunidades e com a publicação do calendário para os indígenas, subsequentemente", explicou.

A secretária se reuniu com membros da comunidade Três Corações, no município de Amajari, ao Norte do estado, e ficou definido que o início das aulas na escola estadual indígena Santa Luzia será no dia 3 de junho.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o colégio fosse reformado antes de dar início às aulas.

"Iremos cuidar das partes mais críticas já nesta semana, para que as aulas comecem dia 3 de junho. Uma reforma completa só seria possível em novembro deste ano, mas precisamos ao menos garantir o mínimo para que o ano letivo comece", contou.

O professor do colégio, Jackson Oliveira, afirmou que a reunião foi positiva para ambos os lados. "Precisávamos pelo menos ter o início das aulas. Estaremos esperando uma equipe nesta terça para arrumar as janelas, a iluminação e o telhado. Foi gratificante para todo mundo", ressaltou.

Os indígenas da comunidade bloquearam a BR-174 na última quarta-feira (22), afirmando estarem sem merenda e transporte escolar. Segundo Leila, desde então, a merenda já foi abastecida em escolas indígenas da região Norte de Roraima.

"Nesta próxima semana, estaremos abastecendo [com merenda] os colégios ao Sul do estado. São mais de 200 colégios estaduais indígenas em todo o estado, e é difícil abastecer todos de um dia para o outro, mas estamos fazendo o trabalho mais rápido possível", complementou.

Nessa quarta (22) foi divulgado o calendário do ano letivo de 2019 das escolas não-indígenas do interior de Roraima. Conforme a publicação no Diário Oficial, todas as instituições de ensino do interior devem seguir o mesmo padrão de início e fim de semestres, embora as aulas tenham começando em datas diferentes.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2019/05/26/escolas-de-rr-que-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.