VOLTAR

Escola Indígena de Tenente Portela tem projeto selecionado pelo Ministério da Cultura em parceria com o MEC

Folha Popular - http://www.fpop.com.br
24 de Jan de 2014

Escolas do Brasil inteiro concorreram com projetos apresentados ao Programa "Mais Cultura na Escola" resultante de uma parceria do MINC com o MEC. Duzentas e sete escolas foram selecionadas e destas, seis escolas são do Rio Grande do Sul.

Entre as seis escolas gaúchas selecionadas três escolas são indígenas e uma delas é a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Mukejde Tenente Portela. A elaboração dos três projetos selecionados no Estado foi realizada pela consultoria do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI).

O Projeto aprovado pela Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Mukej, foi construído com a participação do professor de valores Kaingáng, João Paulo Pirin Sales, coordenador do Grupo Cultural Ga Krãque se destacou na abertura da Expotenpo em novembro de 2013, exemplo de boas práticas culturais dentro da comunidade escolar.

As atividades do projeto de R$ 20 mil iniciam com as aulas na Escola Mukej envolverão contação, registro e revitalização de mitos, lendas e cantos Kaingáng partindo da concepção tradicional da educação Kaingáng de que os anciãos são os mestres da cultura indígena. Serão respeitados os princípios de oralidade, interculturalidade e diversidade cultural no projeto que promete belos resultados.

Felicitamos a Diretora Olvanete Brum e toda a comunidade escolar da Mukej - comemora a advogada e consultora de cooperação Fernanda Jófej Kaingáng.

Nossos municípios não têm idéia da visibilidade que as culturas dos Povos Indígenas podem trazer para a região: Os resultados de projetos assim têm repercussão nacional e internacional - finaliza Fernanda.

http://www.fpop.com.br/noticias/index.php/noticias/educacao/item/4536-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.