VOLTAR

Escola indígena completa hoje um ano de criação

MS Notícias -Campo Grande-MS
24 de Mai de 2006

A escola estadual indígena de Ensino Médio Prof. Domingos Veríssimo Marcos 'Mihin' completa hoje um ano de criação. Para comemorar a data, a direção da escola e o colegiado escolar decidiram realizar atividades que pudessem envolver alunos e professores. "Inicialmente nós pensávamos em fazer uma atividade voltada somente para a escola, mas com o interesse da comunidade em participar, resolvemos abrir", explica a diretora, Sidineis Ferreira Alves.

Serão três dias de evento com apresentações culturais, sorteios de brindes e torneios de futebol e voleibol. Hoje será feita a abertura da comemoração na escola a partir das 17h30. "Nesse dia vamos divulgar o vencedor do concurso de símbolo e slogan da escola", conta Sidineis. O concurso, de acordo com a diretora, envolveu os alunos na produção de uma marca, pela qual a escola será reconhecida. Os torneios esportivos serão realizados ns sexta-feira, a partir das 14h00, e no sábado, no período matutino, a partir das 7h30.

Para estimular a equipe de 20 alunos que participam do projeto Educomrádio na escola, no sábado, serão realizadas entrevistas com representantes das aldeias e convidados. Entre os temas a serem abordados pelos estudantes, estão a história do professor Domingos Veríssimo Marcos 'Mihin', personalidade que deu o nome à escola.

Escolas indígenas - Criada em 24 de maio de 2005, a escola estadual indígena Prof. Domingos Veríssimo Marcos 'Mihin' entrou em funcionamento no dia 26 de junho do ano passado. A unidade oferece o ensino médio a cerca de 120 alunos da aldeia Bananal, no município de Aquidauana, a 148 quilômetros de Campo Grande.

O governo estadual já soma 11 escolas indígenas criadas. Além da Prof. Domingos Veríssimo Marcos 'Mihin', existem a 'Yvy Poty', em Caarapó; a Angelina Vicente, em Nioaque; a Guilhermina da Silva, em Anastácio; a Intercultural Guateka - Marçal de Souza, em Dourados; a João Quirino de Carvalho 'Toghopanaã', em Corumbá; a Pascoal Leite Dias, em Aquidauana; a Mbo'Eroy Guarani Kaiowá, em Amambaí; a Cacique Timóteo, em Miranda; a Kopenoti Prof. Lúcio Dias, em Sidrolândia; e a Pastor Reginaldo Miguel 'Hoyenó'o', recém-criada, em 19 de abril deste ano, na aldeia Alagoinha em Aquidauana.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.