VOLTAR

Equipes ainda trabalham na limpeza de combustível que vazou no litoral de SP

Globo - g1.globo.com
Autor: Maria Carolina Marcello e Alonso Soto
07 de Abr de 2013

O foco de um vazamento de combustível marítimo no píer do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião (SP), foi controlado, mas equipes ainda trabalhavam neste domingo na remoção do produto que atingiu praias do litoral norte paulista, informou a Transpetro neste domingo em comunicado.

A assessoria da Transpetro, subsidiária da Petrobras para a área de logística, não deu detalhes, no entanto, sobre o volume do vazamento do combustível marítimo ocorrido na sexta-feira.

Algumas praias afetadas já estão limpas, segundo o comunicado, e não necessitam mais ser monitoradas. "No momento, o foco é a conclusão da limpeza da Ponta do Arpoador", informou o comunicado.

Segundo o delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, Alexandre Motta de Sousa, as condições climáticas evitaram que a mancha se espalhasse.

"O vazamento foi pequeno, mas ainda não temos cálculos sobre o volume exato", disse à Reuters na tarde de domingo.

Segundo a Transpetro, após realização de sobrevoo na manhã deste domingo na área, foi definida a "desmobilização dos recursos de contingência na região do píer e nas praias Deserta, Pontal da Cruz, Ponta do Lavapés e Olaria, que já estão limpas e não necessitam mais de monitoramento".

A mancha também atingiu a praia das Cigarras na tarde de sábado. Apesar de a operação de limpeza nessa praia ter sido concluída neste domingo, equipes de contingência continuariam no local para monitorar eventuais resíduos levados pela maré.

Na tarde de sábado, foram detectadas ainda pelotas do combustível nas praias de Capricórnio, Massaguaçu e Cocanha, em Caraguatatuba. A limpeza dessas áreas deve ser concluída na noite de domingo, segundo a Transpetro.

Em um comunicado no sábado, a Transpetro afirmou que o vazamento foi "rapidamente" controlado e que o processo de limpeza no local foi concluído nas primeiras horas da manhã de sábado, mas isso não impediu que o produto se espalhasse por algumas praias. Afirmou ainda que as causas do incidente estão sendo apuradas.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/04/equipes-ainda-trabalham-na…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.