VOLTAR

Equipe do DGTA do CIR visita base de monitoramento e vigilância na comunidade indígena Pium/Serra da Lua

CIR - https://cir.org.br
11 de Out de 2023

outubro 11, 2023
O engenheiros agrônomo, Giofan Mandulão, Renan Rodrigues, assessor de Núcleo de Monitoramento e Proteção e o técnico em Sistema de Informação Geográfica (SIG), Genisvan André, do departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) do Conselho Indígena de Roraima, estiveram na comunidade indígena Pium, terra indígena Manoá-Pium, região da Serra da Lua, para Para fortalecer a comunidade indígena e as suas ações de proteção. A base está localizada em uma área de fronteira da Guiana, no município de Bonfim.

Na ocasião as lideranças daquele território, foram informados sobre a estruturação da base de monitoramento na comunidade Pium. A visita faz parte do projeto de Proteção e Monitoramento do Território, desenvolvido pelo CIR, por meio do Departamento de Gestão Territorial Ambiental( DGTA).

A base vai receber equipamentos que auxiliarão os trabalhos, como drone, computador, notebook, câmera fotográfica, celular, rádio comunicador, GPS, além de formação para uso dos equipamentos.

Conforme Giofan Mandulão, a base vai ser referência e atuar na resolução de problemas nas comunidades que compõem a terra indigena Manoá- Pium.

"A base será composta por cinco atores ,Operadores de Direito, Agente Territorial Ambiental indígena (ATAI), GPVTI, Brigadista e Comunicadores. Cada um vai atuar na sua área trabalhando em conjunto, e nós entramos com apoio da logistica, para as atividades que serão realizadas", explicou Giofan.

A Terra Indígena Manoá - Pium, região Serra da Lua, está no processo de retomada de território, além disso, fica na fronteira com a Guiana. Casos de apreensão de contrabando de alho, roupas, drogas, motos roubadas são recorrentes na comunidade, e as ações são feitas pelo Grupo de Proteção Vigilância e Territorial Indígena( GPVTI), que atua há oito anos na proteção do território.

O Tuxaua da comunidade indígena Pium, Lázaro Wapichana, considerou que a estruturação com equipamentos tecnológicos e a formação dos agentes de proteção, vai fortalecer as ações desenvolvidas na comunidade.

"Os GPVITs,tem desempenhado um papel importante, dando segurança a comunidade e fazendo a proteção do nosso território, nossa comunidade fica na fronteira com a Guiana, por isso, é comum eles (GPVTIS) pegarem as pessoas que praticam atos ilícitos,é um trabalho perigoso, e essa estrutura vem trazer fortalecimento e segurança para todos", ressaltou o tuxaua .

A comunidade Boqueirão, região Tabaio, município de Alto Alegre, também recebeu a visita da equipe do DGTA, assim como na comunidade Pium, foram tratados sobre o fortalecimento das ações de monitaramento do território e entregues equipamentos, como impressora e os rádios comunicadores,

O projeto de monitoramento na comunidade foi implantado em 2021 e tem dado certo, como explicou técnico em Sistema de Informação Geográfica (SIG), Genisvan André.

" A base de monitoramento na comunidade Boqueirão, tem dado certo, e é referência para as demais, porque o trabalho lá, é feito na coletividade",afirmou Genisvan .

A proteção do territorial é feita diariamente, e dentre as preocupações da comunidade Boqueirão, continua a invasão do território devido ao garimpo ilegal, isso porque, a comunidade fica próximo as regiões de garimpo.

https://cir.org.br/site/2023/10/11/equipe-do-dgta-do-cir-visita-base-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.