VOLTAR

Equipe da Band Nacional conhece o projeto Cantos da Terra

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=72324
16 de Out de 2009

O Coral Serinkar, formado por crianças e jovens da comunidade indígena Vista Alegre, realizou na manhã desta sexta-feira (16) uma apresentação especial para a equipe de reportagens do programa No Coração do Brasil, produzido pela Band Nacional. O coral faz parte do projeto Cantos da Terra, desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista em quatro comunidades indígenas.
A equipe da Band Nacional percorreu vários municípios de Roraima, mostrando os atrativos turísticos, naturais e culturais da região. A exibição das matérias produzidas no Estado será no dia 7 de novembro, a partir das 23h (horário local).

Serinkar significa cantar na língua Macuxi. Durante a visita à comunidade Vista Alegre, a equipe fez imagens do Coral em sua formação tradicional, com os integrantes vestidos e pintados de acordo com a tradição Macuxi.
As crianças apresentaram quatro canções do seu repertório, que inclui composições próprias e músicas regionais. O grupo cantou as músicas Morup'e Upikatisaia, Anna Eserenkato, Ser índio Só e Makunaímando, chamando a atenção das pessoas presentes no local.

"Para nós é uma grande alegria receber a visita desta equipe, que vai mostrar para o restante do país o trabalho que a Prefeitura está desenvolvendo na nossa comunidade", disse o Tuxaua de Vista Alegre, Jadson Evaristo da Silva.
Segundo o Tuxaua, o trabalho com o coral cumpre uma importante função social, resgatando valores e tradições da comunidade e repassando esse conhecimento às novas gerações.

"O trabalho deste Coral promove o resgate da história e das tradições do nosso povo, além de ser uma nova ocupação para as nossas crianças e jovens, que se orgulham de integrar este grupo. Eles conhecem e passam a valorizar também as nossas tradições", explicou o Tuxaua.

O diretor do programa No Coração do Brasil, Nelson Nejaim, explicou que a indicação do Coral Serinkar foi feita pela equipe do Departamento de Turismo do Estado, que auxiliou na realização das matérias. Para ele, mostrar uma manifestação da cultura Macuxi é uma forma de valorizar a contribuição deste povo para a história de Roraima. "O que mais me encantou em Roraima foi o povo. Essa miscigenação entre índios e nordestinos, que convivem de forma integrada", afirmou.

CANTOS DA TERRA - O objetivo do projeto é desenvolver novas habilidades entre as crianças e jovens, promovendo o resgate da cultura e o uso da língua materna.

No total, 100 crianças e jovens com idade entre 10 e 18 participam do projeto. Elas recebem aula de canto coral, noções de teoria musical e trabalham músicas em sua língua materna.

O grupo se prepara para o lançamento do primeiro CD, que está em fase de produção. O material deverá incluir de sete a dez faixas todas cantadas na língua Macuxi e Wapixana.

APRESENTAÇÃO - O Coral Serinkar fará uma participação especial durante a solenidade de abertura da I Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no dia 20 deste mês, a partir das 19h, no Palácio da Cultura.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.