VOLTAR

Equipamento registra onça-parda em reserva florestal no litoral do Paraná

G1 - http://g1.globo.com/
01 de Jun de 2015

Acredita-se que em todo o país existam apenas 1 mil onças desta espécie.
Presença do animal é considerada importante para a preservação do local.

Uma onça-parda foi avistada descansando dentro da Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. A espécie, também conhecida como puma ou suçuarana, está ameaçada de extinção. O local onde ela foi avistada é considerado o maior e mais bem conservado trecho contínuo do que restou da Mata Atlântica no país.

As imagens da onça foram registradas por uma câmera instalada na floresta, para monitoramento das espécies que vivem no local. O equipamento pertence À Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que tem projetos de preservação na área.

Segundo a Fundação, a onça-parda é o mamífero terrestre mais distribuído entre as Américas. É possível encontrá-las desde o sul do Canadá até a Patagônia. No Brasil, a maior incidência está justamente nas áreas de Mata Atlântica, mas acredita-se que menos de 1 mil ainda estejam vivas na região.

O principal fator que ameaça as onças-pardas está na redução do habitat natural da espécie. No Brasil, apenas 8% da Mata Atlântica permanece preservada. Além disso, como muitas áreas são cortadas por rodovias, há o perigo dos atropelamentos e da caça aos animais. Porém, nas áreas de preservação, essas ameaças são praticamente inexistentes.

Confira vídeo no link original da notícia.

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/06/equipamento-registra-onca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.