VOLTAR

ENTREVISTA VIRTUAL - padre Revislande dos Santos Araújo

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
06 de Abr de 2010

INTERNAUTA: Ernany Marcos - Filho de Makunaima
Olá meu nobre... gostaria de perguntar como foi toda essa trajetória até chegar ao sacerdócio e a sua posição com relação a essa questão de índios estarem ocupando espaços. Parabenizo por ser índio como eu também sou.

Padre - Caríssimo Ernany, minha trajetória vocacional começou a partir do encontro com um missionário da Consolata chamado Pe. Segundo Quessada, que praticamente foi um pai na minha vida. Desde os sete anos de idade que senti o chamado vocacional para ser padre e esse missionário foi o meu mestre até a entrada no seminário.
No seminário Maior de Filosofia éramos vários seminaristas descendentes dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira e muitas vezes tínhamos encontros para compartilharmos as nossas alegrias e vitórias. A caminhada nunca foi fácil.

INTERNAUTA: Márcio Rosa
Oi Revislande, acho muito legal de sua parte a abertura para um diálogo pela internet.

Padre - Gosto muito de usar o meios de comunicação para encontrar as pessoas, tenho Orkut, Twitter que servem de instrumento de interação.

INTERNAUTA: Jucilene
Gostaria de saber do padre o que o senhor achou da condenação do casal Nardoni?

Padre - Como cristão estarei sempre ao lado da vida e da justiça principalmente dos pequenos. Isso também exige de nós uma postura vigilante quanto a muitos casos de agressões e violência contra a criança e adolescente e também os excluídos.

INTERNAUTA: José
Sou evangélico, e admiro muito você. Gostaria de saber de onde surgiu a heresia do ovo de páscoa?
Padre - Para nós, cristãos católicos, o ovo de páscoa era muito usado nas nossas comunidades primitivas. No período da quaresma era comum a decoração de ovos de galinha para serem trocados no domingo de páscoa, com o sentido que dentro do ovo tem uma vida nova, associando-se dessa forma a vida nova trazida por Jesus Cristo com a sua Ressurreição. É claro que hoje tem um comércio descarado, onde as pessoas nem sabem o porquê do gesto da troca dos ovos de páscoa. Tem pessoas que até acreditam que coelha põe ovos. Realmente em muitos lugares tem a carência de um sentido verdadeiro.

INTERNAUTA: Itala Rodrigues
Padre, parabéns pala sua atuação nos meio de comunicação. É isso mesmo que pede o papa, e João Paulo II era conhecido como papa comunicador, sendo que a Diocese dispõe de uma rádio, por que o senhor não tem participação lá, com programa e transmissão de missas de sua paróquia?

Padre - Já tive um programa mariano chamado "A casa de Maria", onde tínhamos a transmissão da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, porém, hoje além de pároco de São Francisco, exerço a função de Coordenador Diocesano de Pastoral e também sou professor de Filosofia. É meu desejo retomar o programa de rádio.

INTERNAUTA: Carlos Brito
Padre, como é a relação do senhor com os outros padres e com o bispo Dom Roque, do qual muito admiro por sua simplicidad ? Na sua paróquia, como é o trabalho pastoral voltado para juventude e como fazer para quem quer ser padre?

Padre - Temos na Diocese um clima de fraternidade entre todos os padres e nosso bispo. Para nós, sacerdote é um irmão. Isso favorece muito o clima bom de trabalho pastoral.
O nosso trabalho com a juventude ainda é muito tímido, apesar de ter uma grande massa de juventude que frequenta nossas missas.

INTERNAUTA: Luciano Neves
Como um padre carismático que todos gostamos, a gente quase não vê o senhor na periferia da cidade e nem envolvido em causas sociais como vemos outros padres. Isso é orientação à sua pessoa ou por motivos pessoais?

Padre - A cada padre é entregue uma porção geográfica da Diocese a qual denominamos paróquia ou área missionária. Foi confiada a minha pessoa a paróquia de São Francisco, composta de nove bairros da cidade. Tenho que cuidar dessa porção da cidade, no entanto, nada me impede de estar ao lado dos excluídos. Por motivos pessoais, gosto que o meu trabalho social fique no silêncio, levando em consideração que sou de família pobre e sei na pele o que é exclusão social.

INTERNAUTA: Andreia e Adriano
Por ser um padre muito carismático e querido pelos paroquianos e amigos, o senhor ainda encontra algum obstáculo para propagar a fé dentro do Estado de Roraima, já que a igreja ainda sofre perseguições em virtude das demarcações das terras indígenas?
Padre - Eu gostaria de poder estar muito mais perto das pessoas. Gosto muito de atender as pessoas que estão passando por tribulações e sofrimentos, principalmente espiritual.

INTERNAUTA: Lourdinha Farias
O senhor sabe que tenho uma grande admiração pelo seu trabalho como religioso. Gostaria de saber se o senhor pretende um dia participar da vida política.

Padre - Tenho alguns amigos que participam da vida política, porém no meu plano de vida não contempla a política partidária.

INTERNAUTA: Elias Sobral
Qual o seu ponto de vista a respeito de sacerdote não poder se casar. Será que não é por isso que ainda há tantos casos de pedofilia nas nossas amadas igrejas católicas? Por que o medo do Vaticano em liberar os padres para constituir família, será o medo de pagar salários ou bancar planos de saúde para as famílias dos sacerdotes?

Padre - Um padre que é pedófilo não serve para ser pai de família. Que mulher casaria com um padre pedófilo? Pelo fato de ser casado deixaria de ser pedófilo?
O sacerdócio católico não é uma imposição, mas uma escolha de vida. Assim como um rapaz que namorou várias moças e casa somente com uma, assim também a vida consagrada é uma escolha. Na hora que um padre acredita que a vida dele não é mais para o celibato, o mesmo pode muito bem deixar e constituir a sua família. Ninguém é obrigado a ser padre.
A pedofilia é uma vergonha como prática de alguns membros da Igreja e a Santa Sé não se omite em apurar as denuncias e a também a abrir as portas para as autoridades policiais agirem com rigor em todos os casos de violência praticados pelos seus membros.
INTERNAUTA: Adriana Nery
Padre Revislande, quero primeiro parabenizá-lo por desempenhar tão bem sua missão religiosa. Sou de Teresina (PI) e moro há um ano em Boa Vista, Desde que assisti sua primeira missa no domingo e novena, na terça-feira, nunca mais lhe abandonei.O senhor me ajuda a levantar nos momentos difíceis. Na verdade, quero fazer uma pergunta e um apelo: o senhor vai nos abandonar, vai sair da paróquia S. Francisco? Não vá, padre, Roraima e seus fieis precisam dos seus ensinamentos religiosos, da sua fé e da sua vocação.

Padre - Vai chegar um dia que terei que deixar o meu primeiro amor pastoral chamada paróquia de São Francisco, nossa vida é estar a serviço da Igreja. Enquanto esse dia não chegar, vou dar o melhor de mim a todas as pessoas que me procuram, principalmente nas novenas.

INTERNAUTA: Junior silva
Como a Igreja Católica, detentora de muitas riquezas materiais, deve-se comportar frente à campanha da fraternidade deste ano, lançada pela CNBB: "Não se pode amar a Deus e ao dinheiro"?

Padre - A Igreja é uma instituição milenar, possui bens que são das comunidades e não de um papa, bispo ou padre. Em nossa diocese sobrevivemos à custa da bondade do nosso povo, através do dízimo, ofertas e doações das comunidades. Você sabe quanto é o salário do nosso bispo e dos padres? R$ 800,00 por mês. Não temos como pagar mais que isso, mas acredito que o caminho é por aí.

INTERNAUTA: Noemia Hass
Gostaria de saber se o senhor tem pretensão de deixar Roraima e qual é o seu sonho para o futuro? E qual o conselho que deixaria para os nossos jovens?

Padre - Tenho proposta de mestrado no Vaticano que venho adiando há mais de quatro anos, acredito que vai chegar a hora de atender a essa necessidade da Igreja.
Aos jovens, o meu conselho é que sempre o pai e mãe são instrumentos do próprio Deus na educação dos mesmos, portanto, obedecer ao pai e à mãe é obedecer a própria vontade de Divina.

INTERNAUTA: Diego
Padre, é verdade que para casar na Igreja, os noivos necessitam ter a 1ª comunhão? Como devemos proceder nesse caso? Curso de noivos ou 1ª comunhão?

Padre - Para o casamento católico basta o batismo dos dois e o curso de noivo.

INTERNAUTA: Sérgio Corrêa Filho
Nota-se que o número de fieis que frequentam a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Igreja de São Francisco, bem como as missas dominicais vem cada vez mais aumentando consideravelmente (apesar de terem sido acrescentados novos horários). Assim, percebe-se que a igreja não atende, em seu espaço interno, todos os fieis presentes: pergunto se já existe um planejamento para ampliar o espaço físico da Igreja?

Padre - Eu tenho um grande sonho de construir um Santuário de São Francisco das Chagas em homenagem a todos os nordestinos. Estou orando por esse sonho.

INTERNAUTA: MARIA AMORIM
Por que são celebradas três novenas no mesmo dia na Igreja de São Francisco? Não seria mais conveniente ter esta celebração nas outras comunidades como São Paulo Apóstolo e São Mateus?

Padre - Quando cheguei na paróquia de São Francisco a novena já era celebrada, portanto, somente levou a cumprimento o que já havia. Não é o caso das comunidades citadas.

INTERNAUTA: Gilson de Lima Garófalo
Hoje, Roraima tem um perfil religioso muito diferente. As seitas evangélicas crescem, a Igreja Católica é alvo de denúncias crescentes (pedofilia), o clero diocesano cresce no Estado em detrimento das ordens religiosas, a Consolata que tanto aqui fez hoje está reduzida e vai daí para a frente. Como o senhor observa isso? Observe que a presença de fieis nas cerimônias da Semana Santa também decrescem a cada ano.

Padre - Caríssimo Gilson, realmente as comunidades evangélicas têm crescido em nosso Estado, mas acredito que são pessoas que se diziam católicos não praticantes e que agora encontraram nas comunidades evangélicas um caminho. No meu entendimento isso é bom, pois de católico não praticante a pessoa hoje é um evangélico fiel. Isso não é obra do Espírito Santo.

INTERNAUTA: Pedro
Como está a renovação dos padres em Roraima?

Padre - Temos muitos padres recém-ordenados e um seminário em Manaus tem um número razoável de jovens se preparando para o sacerdócio. Ainda precisamos de mais padres, porém, acredito que estamos no caminho.

INTERNAUTA: Eugenio Tavares
Padre Ferreira tenho 50 anos e me eduquei sabendo que Jesus Cristo era filho único, entretanto no jornal O Domingo, n 33, de 05/07/2009, no Evangelho (Marcos 6,1-6) onde diz "Este Homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Thiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?" Quantos irmãos Jesus tinha?

Padre - Os irmãos e irmãs de Jesus citados no texto são os seus primos. Maria teve somente Jesus como filho e por obra do Espírito Santo.

http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=83661

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.