VOLTAR

Entre as metas do milênio

OESP, Vida, p. A18
Autor: THOMAS, Vinod; AZEVEDO, Luiz Gabriel
22 de Mar de 2005

Entre as metas do milênio

Vinod Thomas e Luiz Gabriel Azevedo

No Dia Mundial da Água, cabe uma reflexão sobre a sua importância na redução da pobreza e na melhoria da qualidade de vida. Essa estreita relação levou à inclusão da água nas Metas de Desenvolvimento do Milênio, elaboradas pela ONU. Entre outros objetivos, os países comprometeram-se a reduzir à metade o número de pessoas sem acesso seguro a água potável e a serviços de esgotamento sanitário até 2015.
Apesar de ter indicadores de abastecimento de água relativamente altos em comparação com a maior parte dos países em desenvolvimento, para atingir essas metas o Brasil precisará enfrentar um déficit de cerca de 13% da população sem acesso a uma fonte segura de água potável e de cerca de 25% sem esgotamento sanitário. Estima-se que a universalização desses serviços até 2020 exija investimentos de R$ 178 bilhões. Os problemas relativos à falta de acesso e à poluição da água custam quase 10% do PIB por ano.
O Brasil é um importante celeiro de lições e aprendizado nas áreas de saneamento básico e recursos hídricos. O País já superou enormes desafios e conta com as instituições e a capacidade necessárias para enfrentar os novos obstáculos. O Banco Mundial é parceiro nesse processo, com estudos como a Série Água e programas como o Proágua-Semi-Árido e o Prosanear, que, além de beneficiarem diretamente um grande número de pessoas (1,5 milhão e 2 milhões apenas no Prosanear e no Proágua-Semi-Árido, respectivamente) também geram conhecimentos e experiências replicáveis.

Vinod Thomas é vice-presidente do Banco Mundial e diretor para o Brasil e Luiz Gabriel Azevedo, Coordenador de Operações Setoriais do Banco Mundial no Brasil

OESP, 22/03/2005, Vida, p. A18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.