VOLTAR

Entidades não dão importância ao evento

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: NIZARD PREDROSA
04 de Set de 2002

Moderadora da oficina deplanejamento, Walquíria Morais

O segundo dia do I Seminário de Desenvolvimento Sustentável, no Palácio da Cultura, reuniu menor número de participantes. A moderadora da oficina de planejamento do evento, Walquíria Morais, lamenta que as entidades, secretarias, prefeituras e outros órgãos não estejam enviando seus representantes para discutirem a proposta de política pública.

O objetivo do evento é elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Estado, com a participação de várias entidades e órgãos ligados ao meio ambiente. As discussões vão até o dia 17.

Walquíria disse que o desenvolvimento econômico e social é fundamental para garantir uma vida saudável à geração atual e às gerações futuras. Para que isso aconteça é preciso preservar os recursos naturais. "Não se pode pensar em desenvolvimento que não seja sustentável", comentou.

Alguns pontos a moderadora considera fundamentais. Um é a mudança de hábito dentro da prática da agricultura, ou seja, não queimar nem usar agrotóxico, além de saber manejar o extrativismo. O outro será englobar cooperativas. "Em termos mundiais, a agricultura apresentou o melhor nível de integração com os consumidores, resultado da prática cooperativista", ressaltou.

Durante toda esta semana será discutido o tema "Produção Sustentável em Assentamentos Rurais e Áreas Indígenas". Foram formados seis grupos de trabalho, com uma média de oito participantes que irão fazer um diagnóstico e um prognóstico dos tópicos: estrutura organizacional, tecnologia de produção, comercialização, certificação (selo verde). Um grupo ficará responsável por dois tópicos: assistência técnica e legislação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.