VOLTAR

Entidades denunciam grave situação de saúde dos povos do Vale do Javari (AM)

Cimi online
09 de Abr de 2007

Documento escrito durante o Planejamento Participativo da Frente de Proteção Etno-ambiental Vale do Javari (24 e 25 de fevereiro de 2007), que reflete a posição de nove instituições que desenvolvem trabalhos junto às populações indígenas da região, denuncia a situação calamitosa em que vivem os cinco povos contatados (Korubo, Matís, Mayuruna, Kanamari e Kulina) e as mais de 26 aldeias de grupos não contatados.

Em inquérito sorológico realizado pela FUNASA, em 10% da população indígena do vale do Javari (309 índios), constatou-se que 56% dos índios pesquisados são portadores do vírus de hepatite B, enquanto a Organização Mundial de Saúde - OMS preconiza como aceitável apenas 2%. Foi diagnosticado ainda, que dos 263 indígenas, ou seja, 85,1% dos 309 pesquisados, já tiveram contato com o vírus de hepatite A e 25% dos indígenas pesquisados são portadores da Hepatite Delta além da constatação de 4 casos de hepatite C, vírus esse anteriormente não encontrado na população do Vale do Javari.

Em 2006, dados também da FUNASA, divulgados no IX Encontro das Lideranças Indígenas do Vale do Javari confirmam a ocorrência de 2.883 casos de malária, ou seja, mais de 90% da população da área indígena no Vale do Javari.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.