VOLTAR

Entidades ambientalistas elegem representantes para o Consema

Infraestrutura Meio Ambiente SP - https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br
11 de Mar de 2021

Entidades ambientalistas elegem representantes para o Consema

Novos membros participam do mandato entre 2021 e 2023
Entidades ambientalistas elegeram nesta quarta-feira, 10 de março, seis representantes e seus suplentes para compor o Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, o Consema, durante o mandato 2021-2023.

A reunião foi realizada por videoconferência em razão das restrições da pandemia da Covid-19 e contou com a participação de 27 instituições.

Durante a sessão foi formada uma comissão eleitoral e houve a apresentação de seis chapas (titular e suplente) para a votação. O número de inscritos para o Conselho não ultrapassou a quantidade de cadeiras disponíveis, por este motivo a eleição ocorreu por aclamação. O próximo passo será a nomeação dos novos membros pelo governador do Estado de São Paulo.

"A presença das entidades da sociedade civil dentro do Consema representa a defesa da agenda ambiental e contribui para ampliar o diálogo em prol do meio ambiente sustentável", destacou o secretário-executivo do Conselho, Anselmo Guimarães.

A renovação de membros acontece a cada dois anos e, para participar, as instituições devem estar com a inscrição atualizada junto ao Cadastro de Entidades Ambientalistas, o CadEA.

"Vamos construir democraticamente uma pauta plural, com união das entidades ambientalistas, cada uma com suas peculiaridades, sempre seguindo as normativas", destacou Maria Fernanda Carbonelli Muniz, do Instituto de Conservação Costeira, eleita para o mandato 2021-2023.

O Consema é um fórum de debates composto por representantes do governo (18), da sociedade civil (12) e entidades ambientalistas (6). Entre as responsabilidades estão a preservação, conservação, recuperação e defesa do meio ambiente, o estabelecimento de normas e padrões ambientais e a condução de audiências públicas, além da avaliação de estudos de impacto das atividades.

Representantes eleitos
Foram escolhidos seis representantes com seus respectivos suplentes.
Chapa 1: Roberto Ulisses Resende, Iniciativa Verde, e Fernando Prioste, Instituto Socioambiental.
Chapa 2: Maria Fernanda Carbonelli Muniz, Instituto de Conservação Costeira, e Gilda Helena Leoncio Nunes, Instituto Ilhabela Sustentável.
Chapa 3: Syllis Flavia Paes Bezerra, Ecophalt, e Ibrahim Tauil, Concidadania.
Chapa 4: Martha Martins de Moraes, Associação dos Amigos do Vale do Aracatu, e Djalma Weffort de Oliveira, Apoena.
Chapa 5: Mauricio da Cruz Forlani, Ampara Animal, e Jeferson Rocha de Oliveira, Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais.
Chapa 6: Claudio Bedran, Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental Planeta Verde e Valeria Quaglio, Associação Caminho Suave Sócio Ambiental.

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/03/entidades-ambi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.