VOLTAR

Entidade capacita indígenas para produzir mandioca em MS

G1 - http://g1.globo.com
27 de Mar de 2014

Senar/MS está capacitando indígenas de aldeia em Caarapó. Capacitação está sendo ministrada por instrutura indígena.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) iniciou nesta terça-feira (25) uma capacitação voltada a comunidade indígena de Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande. Cerca de 15 moradores da aldeia Tey Cuê, estão participando gratuitamente, por meio do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do curso de produtor de mandioca.

Com carga horária de 160 horas, a qualificação ocorre no município através de parceria firmada entre o Senar/MS e a secretaria de Assistência Social do município (SAS). "Em setembro de 2013 apresentamos a proposta do Senar para o município e de imediato houve muito interesse da secretaria em levar cursos para a comunidade indígena e produtores rurais. Posteriormente, foram escolhidas as capacitações que atendem a necessidade local", relata a supervisora regional do Senar/MS, Juliana Santiago.

O curso está sendo ministrado pela instrutora Tainá Terena, que também indígena, o que, segundo o Senar/MS, facilita o aprendizado diante da similaridade cultural. "Temos a preocupação de formar instrutores indígenas, garantindo a proximidade com a cultura e a realidade das comunidades", afirma o superintendente da entidade, Rogério Beretta.

Outras qualificações para indígenas

Em junho de 2013, o Senar/MS ampliou o público de suas capacitações e, com o Pronatec, levou 21 turmas de cursos gratuitos especialmente elaborados de acordo com a realidade local a comunidades indígenas de Aquidauana, Juti, Paranhos e Nioaque, capacitando 299 pessoas.

Em Caarapó, além dos alunos oriundos da comunidade Tey Cuê, capacitados na escola indígena de ensino médio Yvy Poty, 15 produtores rurais da comunidade Nova América, estão sendo qualificados com o curso de produtor de mandioca. As aulas também começaram nesta terça-feira.

http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2014/03/entidade-cap…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.