VOLTAR

Entidade acusa governo de desalojar em vez de assentar

OESP, Nacional, p.A10
05 de Mar de 2004

Entidade acusa governo de desalojar em vez de assentar
ROLDÃO ARRUDA
Neste ano o governo deverá desalojar mais famílias da zona rural do que assentar. É o que diz o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), depois analisar o Plano Plurianual apresentado recentemente pelo Ministério das Minas e Energia, com o anúncio da construção de 70 barragens em todo o País até 2007. Pelas contas do MBA, o número de famílias desalojadas neste ano pelas obras passará de 100 mil – que é a meta de assentamento prevista no Plano Nacional de Reforma Agrária, apresentado no final do ano passado.
Hoje os dirigentes do MBA se reúnem em Brasília com representantes de outras entidades que integram o Fórum Nacional pela Reforma Agrária para uma entrevista coletiva na qual devem protestar contra as metas do governo. Também deverá ser anunciada uma jornada de luta contra as obras das hidrelétricas, com o apoio do Movimento dos Sem-Terra (MST) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Para os dirigentes do MBA, o governo deveria procurar um novo modelo energético, dando prioridade para o desenvolvimento de fontes alternativas, como energia eólica e solar e a utilização de pequenas barragens.

OESP, 05/03/2004, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.