VOLTAR

Entenda a importância das unidades de conservação para assegurar o abastecimento

Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br/
16 de Mar de 2018

Entenda a importância das unidades de conservação para assegurar o abastecimento
As UCs asseguram o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis

Portal Brasil
Publicado: 16/03/2018 14h46 última modificação: 16/03/2018 15h19

Reservatórios de águas para as cidades e comunidades próximas, as unidades de conservação (UC) brasileiras abrigam nascentes e amostras de diferentes ecossistemas do território nacional, preservando o patrimônio biológico existente. Elas foram instituídas pelo Sistema Nacional de Conservação da Natureza (SNUC), com a promulgação da Lei no 9.985, de 2000.

Qual seu papel para garantir o abastecimento?

Sujeitas a normas especiais, elas asseguram às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.

Como se dividem?

As Unidades de Proteção Integral devem utilizar os recursos naturais apenas indiretamente, ou seja, sem consumo, coleta ou danos, como em turismo ecológico ou pesquisa científica. Já nas Unidades de Uso Sustentável são permitidas atividades que envolvem coleta e uso dos recursos naturais, mas apenas se praticadas de forma a assegurar a durabilidade dos processos biológicos.

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2018/03/entenda-a-importancia-da…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.