VOLTAR

Entenda como povos indígenas são considerados isolados e as diferenças entre eles

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Matheus Leitão
14 de Out de 2019

O Brasil tem a maior quantidade de povos isolados já confirmada no mundo.

Há no Brasil 114 registros de índios isolados atualmente, dos quais apenas 25% são confirmados.O restante ainda está sob investigação.

O ex-coordenador-geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Pereira, exonerado do cargo no início do mês, fez um apelo nesta segunda-feira (14) contra retrocessos na área.

O indigenista citou a necessidade de a nova gestão da Funai, que assumiu em julho, escutar os especialistas em índios isolados, evitando retrocessos numa das áreas consideradas mais técnicas do órgão.

"Uma direção que não conhece a política de [índios] isolados, as especificidades dela, os detalhes de orçamento, quais são os desafios, não pode avançar", afirma.

Ao blog, o ex-coordenador explica o que o órgão entende por "isolados", como é possível detectar suas etnias, a forma como cada grupo reage às tentativas de contato e o que se sabe a respeito de tribos isoladas em outros países.

O que são índios isolados

São povos indígenas ou fragmentos de povos indígenas. Os técnicos da Funai falam também em fragmentos porque existem alguns grupos isolados que têm apenas um ou até três remanescentes.

Segundo Bruno Pereira, a rigor, é tecnicamente impossível haver uma sociedade 100% isolada, ou seja, sem nenhum contato com outros povos.

O que acontece, no caso dos grupos indígenas considerados isolados, é uma seletividade de relações que eles têm com o seu entorno, seja esse ambiente focado nas demandas indígenas ou não.

Segundo o indigenista, mesmo que considerado isolado por causa da forma com a qual ele age em seu dia-a-dia, um indígena pode, por exemplo, ir até a roça de uma outra etnia já contatada e levar frutas, verduras ou tentar criar uma relação mínima.

O que o torna isolado, portanto, é sua maneira única de lidar com sua rotina e sua relação com o mundo.

Etnias

Os técnicos da Funai geralmente estudam índios isolados a partir de outras populações indígenas que vivem no entorno.

Por meio de informações obtidas por essas tribos vizinhas, já contatadas, é possível responder qual a etnia daquele grupo ainda desconhecido.

Bruno explica que, em conversas com os vizinhos já contatados, normalmente surgem histórias antigas de guerras, conflitos, de sumiços de familiares durante um processo anterior de contato, ou de guerra entre povos.

Só depois desse processo, caso um eventual contato venha a ser estabelecido, é que se ouve desses próprios indígenas qual é sua etnia.

Por que há etnias que aceitam o contato e outras não

Bruno Pereira explica que às vezes há conflito de interesse dentro das próprias tribos. Segundo ele, em algumas sociedades indígenas, normalmente os membros mais velhos, são contra qualquer tipo de contato por diversas razões: podem ter passado por momentos traumáticos, como guerras, morte e doenças contraídas durante um processo anterior de contato.

Esses grupos, especialmente os menores, são mais vulneráveis e seus membros procuram se esconder mais que o normal.

De acordo com Bruno, em lugares como o Vale do Javari, no Amazonas, e na fronteira do Acre com o Peru, por exemplo, há grupos grandes, com 40, 60 índios isolados. Em outros lugares há povos com até 200. Esses já têm uma autonomia maior (até mesmo com um maior preparo bélico) para proteger o território.

Em resumo, o que difere uma etnia de outra, no âmbito de sua reação às tentativas de contato, é justamente o histórico que cada povo teve com investidas passadas.

Índios isolados em outros países

O Brasil tem a maior quantidade de povos isolados já confirmada no mundo. Estudos de especialistas citam que outros países sul-americanos também já confirmaram a presença de índios isolados, como o Peru, a Colômbia, o Paraguai e a Venezuela.

Além desses países, Bruno Pereira também explica que há diversos povos isolados na África e perto da Índia, especialmente em uma ilha chamada Sentinela do Norte.

O Brasil é referência na política de proteção indígena. Apesar de outros países terem confirmado índios isolados em seu território, a política do não contato, implementada no Brasil a partir do ano de 1987, ainda é a base para os trabalhos realizados ao redor do mundo.

Nesta época, se iniciou a ideia atual na Funai de "zero encontro", para garantir autonomia dos índios isolados. A política é de nunca tomar a iniciativa de aproximação para preservar a decisão deles de se isolar.

https://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/2019/10/14/enten…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.