VOLTAR

Energia para 2003 depende de novas usinas

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
23 de Out de 2002

O presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Mário Santos, afirmou que o abastecimento de energia para 2003 será garantido se entrarem em operação as novas usinas que ampliarão a oferta em outros 5 mil MW de energia e a hidrologia (quantidade de água que chega aos reservatórios) for acima de 65% da média histórica. Em 2002, a hidrologia acumulada desde o início do ano é de 93% no Sudeste e Centro-Oeste e 77% no Nordeste.
Santos garantiu apenas o abastecimento nos próximos dois meses, mesmo com as altas temperaturas e com a forte seca que atinge principalmente as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. "Embora possa estar havendo risco de abastecimento de energia, os grandes reservatórios estão com nível 20% acima da curva de aversão ao risco", disse.
Segundo ele, os reservatórios que abastecem as hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste estão com 45,7% de sua capacidade. Já os reservatórios da região Nordeste estão com 27,5% de sua capacidade. Em meados de outubro do ano passado, o nível dos reservatórios era de cerca de 21% no Sudeste e Centro-Oeste e de aproximadamente 10% no Nordeste.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.