VOLTAR

Energia de guri chegará dia 12 em BV

Folha de Boa Vista
10 de Jul de 2001

O primeiro teste para a chegada da energia de Guri da Venezuela até Boa Vista será realizado no dia 12, quinta-feira, às 9 horas. A decisão foi anunciada ontem à tarde em comunicado oficial do superintendente de transmissão da empresa energética venezuelana, a Edelca, Hendel Carrasquel Torres.
A energização das linhas de transmissão na Venezuela até a subestação de Monte Cristo, em Boa Vista, será comunicada oficialmente hoje, numa reunião das equipes técnicas da Eletronorte e Edelca, às 9 horas, na cidade de Santa Elena de Uairén, fronteira com Pacaraima, ao norte do Estado. Amanhã, dia 11, será definida, oficialmente, a data para entrada em operação comercial na energia de Guri.
Ontem pela manhã técnicos da Eletronorte estiveram reunidos com o objetivo de ajustar os últimos detalhes para a energização do Linhão de Guri do lado brasileiro, que deverá ocorrer simultaneamente aos testes do lado venezuelano.
Na reunião estavam presentes o superintendente de Engenharia de Operação e Manutenção de Transmissão da Eletronorte, Josias Matos, o assistente do diretor da Área de Produção e Comercialização, Valdomiro Machado, e o gerente regional de Transmissão, Felismino Nascimento, além dos técnicos das áreas de manutenção, transmissão e operação.
A informação é que a Edelca já iniciou os testes de seu sistema até Las Claritas e na quinta-feira deverá realizar a tomada de carga, que é a energização, até a cidade de Santa Elena de Uairén.
No lado brasileiro, os testes iniciam também no dia 12, com a energização da linha até a subestação em Monte Cristo. Os testes dentro da área urbana - ou seja, de Monte Cristo até a Usina Floresta e de lá até a subestação na sede da Boa Vista Energia, na avenida Ene Garcez - estão previstos para acontecer dia 15, sábado.
Segundo Josias Matos, responsável pela área de Transmissão da Eletronorte, do lado brasileiro está tudo pronto para energização. "Vamos saber nesta reunião de amanhã (hoje) se os venezuelanos estão realmente com os seus sistemas prontos", disse.
"Eles já nos informaram que estão prontos para começar os seus testes. Se não acontecerem maiores problemas, nós começamos a testar também o lado brasileiro", complementou. "Tudo isso, para que no final do mês os presidentes do Brasil e da Venezuela possam inaugurar esta obra tão importante para o desenvolvimento de Roraima".
Atualmente a Eletronorte realiza na rede de transmissão serviços de pintura dos ângulos das torres, para sinalização de aeronaves, obra que não impede o início dos testes da rede. O sistema brasileiro está pronto para energização há cerca de dois anos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.