VOLTAR

ENERGIA DE GURI

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
03 de Ago de 2002

Empresas iniciam montagem de subestações em quatro municípios

A montagem das subestações para a interiorização da energia de Guri em Mucajaí, Normandia, Bonfim e Caracaraí da foram iniciadas pelas empresas contratadas pela CER (Companhia Energética de Roraima). A estimativa é concluir todas obras das subestações e das linhas de transmissão até o final deste ano.

O presidente da CER, Antônio Pereira Carramilo Neto, informou que após a instalação de todos os equipamentos eletromecânicos ficarão faltando apenas o comissionamento e os testes para concluir a obra. A previsão dos técnicos da CER é que a finalização dos trabalhos ocorra nos próximos dois meses.

O programa de interiorização da energia de Guri é formado por um conjunto de linhas em vários trechos, totalizando 650 quilômetros de rede em tensões variadas e mais sete subestações (seis rebaixadoras e uma seccionadora). São três eixos que partem de Boa Vista para atender Bonfim/Normandia/Cantá, Mucajaí/Iracema/Caracaraí e Alto Alegre/Amajari.

Um quarto circuito, que não parte de Boa Vista, atenderá Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Por estar muito próxima da cidade de Santa Elena de Uairén, a CER optou por comprar energia diretamente da empresa Eleoriente para suprir Pacaraima, através de um contrato de importação de energia.

Uma rede de apenas 650 metros divide os sistemas elétricos das duas cidades. O contrato está sendo analisado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que aprovará ou não a importação.

Com exceção da subestação de Amajari, onde as obras ainda não foram iniciadas, todas as outras estão em fase bastante adiantada. A de Normandia, por exemplo, deverá ficar pronta em menos de um mês.

Paralelo a isso, as empresas também trabalham na execução das linhas de transmissão. No trecho entre Mucajaí e Caracaraí faltam apenas seis quilômetros para sua conclusão.

Entre Boa Vista e Mucajaí, os operários trabalham nas conexões de aterramento para iniciar o lançamento do cabo na fase neutra. No circuito que atenderá Alto Alegre e Amajari o posteamento está todo feito, mas falta a colocação dos fios da rede.

No eixo Bonfim/Normandia, a linha está concluída, sendo que os consumidores de Bonfim e Cantá já são supridos pela energia que vem de Guri.

A ligação definitiva para todos os municípios depende ainda da construção de uma subestação seccionadora em Boa Vista, chamada de Primavera, de onde sairão as linhas de transmissão.

Segundo Carramilo, as obras deste empreendimento ainda não começaram, pois dependem da instalação de saídas na subestação de Monte Cristo (da Eletronorte) e de um acordo que está em negociação com proprietários de fazendas ao longo do anel viário, por onde passará a linha que interligará Monte Cristo a Primavera.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.