VOLTAR

Endurecimento do regime militar pôs fim às investigações das denúncias de genocídio de índios

Estado de Minas - www.em.com.br
22 de Abr de 2013

Endurecimento do regime militar pôs fim às investigações das denúncias de genocídio de índios
Trinta e três pessoas foram acusadas de vários crimes, que nunca foram apurados

Felipe Canêdo
Publicação: 22/04/2013 00:12 Atualização: 22/04/2013 07:32

Acusado de ter cometido atrocidades como o extermínio de aldeias indígenas inteiras por meio da inoculação de varíola, de envenenamento por arsênico e estricnina misturados a açúcar e de ter enriquecido vertiginosamente no comando do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), o major-aviador Luis Vinhas Neves, nomeado pelo general Castello Branco, foi o principal alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Câmara dos Deputados em 1968. No entanto, a investigação das inúmeras denúncias de chacinas, torturas, trabalho escravo, corrupção e roubo de terras e gado em todo o país nunca foi concluída, devido ao progressivo recrudescimento do regime militar e à sanção do Ato Institucional no 5, em 13 de dezembro daquele ano.
Saiba mais...
Índios foram roubados por agentes do governo depois de massacre Atrocidades contra índios ficam sem punição no Brasil Documento que registra extermínio de índios é resgatado após décadas desaparecido

O Estado de Minas revelou com exclusividade desde sexta-feira os segredos do documento chamado Relatório Figueiredo, tido como desaparecido há mais de 40 anos e motivador da criação da CPI de 1968. Produzido na época a mando do ministro do Interior Albuquerque Lima, ele contém denúncias detalhadas, fotos e depoimentos de dezenas de índios e funcionários do antigo SPI sobre a morte de índios em todo o país. Como resultado da investigação, 33 pessoas foram acusadas de inúmeros crimes - entre eles Luis Vinhas -, que nunca foram apurados. Sobre o nome de Vinhas, pesam 42 acusações que nunca foram investigadas, inclusive a de um acordo com o então governador do Mato Grosso, Pedro Pedrossian, que teria usurpado 35 mil hectares de terras indígenas no estado. O relatório descreve "extraordinária ganância", "recebimento de propina", "chantagem e extorsão", "desobediência a normas ministeriais" e "enriquecimento sem causa de sua pessoa e de sua companheira Terezinha de Jesus Solino Silveira".

Assinado por mais de uma centena de parlamentares - entre eles o ex-governador de São Paulo Mário Covas, e os deputados mineiros Murilo Badaró e Bias Fortes - em 20 de março, o requerimento para a criação da comissão foi uma reação imediata à divulgação de dados chocantes feita pelo procurador Jader de Figueiredo e sua equipe entre novembro de 1967 e março de 1868. A justificativa para a criação da CPI contida no Diário do Congresso Nacional de 27 de março de 1968 diz: "O qualificativo de genocídio para o extermínio de índios brasileiros é bem cabível justificável". O texto diz ainda que não havia sequer uma pessoa dedicada ao estudo dos povos indígenas no SPI e acusa Luis Vinhas de ter faturado mais de um bilhão de cruzeiros velhos ilicitamente - quantia absolutamente exorbitante para a época.

COBRANÇA Assunto que nunca foi investigado à fundo e tratado com a seriedade que merece, o tratamento do índios no Brasil foi alvo de CPIs em 1962 e em 1963. Em 1977, um ano depois da morte de Jader Figueiredo em um acidente de ônibus, outra CPI foi instaurada com o mesmo objetivo, mas até hoje os indígenas clamam por esclarecimentos sobre seu passado. "Este país deve alguma coisa aos povos que ajudaram a expulsar os franceses e os holandeses nos albores de nossa existência, no Rio de Janeiro e em Pernambuco", afirmava o requerimento que criou a CPI de 1968. De certa forma, uma promessa semelhante a que fez a presidente da República Dilma Rousseff quando foi instalada a Comissão Nacional da Verdade, em maio do ano passado: "O Brasil merece a verdade, as novas gerações merecem a verdade e, sobretudo, merecem a verdade factual".

Estado de Minas, 22/04/2013

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/04/22/interna_politica,3…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.