VOLTAR

Encontro sobre Desenvolvimento Socioambiental recebe diretores de outras áreas do Ibama

Ibama/Sede
Autor: Gustavo Rick
12 de Abr de 2007

Pirenópolis/GO (12/04/2007) - Todas as três diretorias do Ibama responsáveis por unidades de conservação estavam representadas ontem à tarde no I Encontro Nacional da Diretoria de Desenvolvimento Socioambiental (Disam), que segue até terça-feira em Pirenópolis/GO. Além dos diretores Antônio Carlos Hummel (diretoria de Florestas) e Marcelo Françozo (diretoria de Ecossistemas) também foram convidados para falar para os mais de 160 analistas ambientais presentes no encontro, o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros, Rômulo Mello, e o secretário executivo da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais do MMA, Jörg Zimmermann.

Os diretores explicaram programas e projetos de suas áreas e responderam perguntas dos analistas da Disam sobre diversos temas, como regularização fundiária, compensação ambiental, manejo e uso de fauna silvestre e a Lei de Gestão de Florestas Públicas. A relação entre instituições é muito complicada, não é à toa que a ministra Marina Silva colocou a transversalidade como uma das diretrizes de sua gestão. Mesmo a relação interna, entre as diretorias do próprio Ibama, é difícil. Este é o primeiro evento que coloca os diretores para falar das interfaces de suas diretorias, disse o diretor Rômulo Mello ao agradecer o convite e elogiar a iniciativa da Disam.

Na manhã de hoje, foi a vez do secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana, e do representante da diretoria de Proteção Ambiental do Ibama, Francisco Oliveira Filho, falarem sobre as interfaces de suas áreas com a Disam. Agora à tarde, também houve participação de outros setores do Ibama no encontro. O diretor de Gestão Estratégica, Eason Ferreira, o coordenador geral de Administração, José Augusto Martinez, a coordenadora de Estudos e Pareceres Ambientais, Adriana Mandarino e o secretário executivo da Câmara de Compensação Hélio dos Santos Pereira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.