VOLTAR

Encontro reunirá cerca de mil indígenas da América do Sul

Jornal de Itaipú Eletrônico - http://migre.me/eKPp
16 de Dez de 2009

A comunidade indígena do Añetete, em Diamente do Oeste, receberá, em fevereiro do ano que vem, cerca de mil lideranças dos povos guarani da América do Sul. O evento está sendo organizado pelos próprios indígenas, com apoio logístico do Ministério da Cultura, do Instituto Empreender e da Prefeitura de Diamante do Oeste.

A Itaipu Binacional, que atua na região da Bacia do Paraná 3 com o projeto Sustentabilidade das Comunidades Indígenas, como parte do programa Cultivando Água Boa, também está apoiando a iniciativa. Outros parceiros do projeto são: Funai, Funasa, Governo do Paraná, Comitê Gestor de Ações Indigenistas Integradas da Grande Dourados.

Nos últimos três dias, representantes do MinC e demais apoiadores estiveram reunidos no Añetete com 15 líderes guaranis (representado Paraguai, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo). Nesta quarta-feira, ao final da tarde, o projeto foi apresentado ao diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, e ao superintendente de Meio Ambiente da empresa, Jair Kotz.

Segundo Rubem Almeida, coordenador técnico do evento, a ideia é que os próprios indígenas decidam tudo sobre a programação, cabendo aos apoiadores apenas garantir os meios para a realização do projeto. Nessa reunião preparatória, ficou definido o nome do encontro: Nhemboaty guasu nhande reko resakã yvy rupa, que em uma tradução livre significa "uma grande reunião para mostrar com transparência nosso modo de ser em nosso território".

Em síntese, o projeto pretende apresentar a força dos povos guarani, difundir suas culturas, suas tradições e contribuir para um visão mais ampla da temática indígena no Brasil e na América do Sul, além de fortalecer a identidade étnica guarani.

Fonte: Jornal de Itaipú Eletrônico

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.