VOLTAR

Encontro reúne líderes indígenas e bisneto de Roosevelt em Cuiabá

G1 - www.g1.globo.com
27 de Abr de 2015

VIII Encontro Indígena de Mato Grosso vai até o dia 4 de maio em Cuiabá.
Evento deve contar com presença de bisneto Theodore Roosevelt.

As etnias indígenas de Mato Grosso estão sendo representadas em Cuiabá a partir desta segunda-feira (27) no VIII Encontro Indígena de Mato Grosso. A programação é composta por discussões sobre as políticas voltadas aos povos indígenas no estado e serve também como preparação para o Encontro Internacional dos Povos Indígenas.

Participam dos debates no encontro representantes do Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOOS) e das lideranças indígenas das etnias Bororo, Xavante, Kayabi, Kuikuro, Waurá, representando as etnias existentes no estado - uma população de aproximadamente 44 mil índios. O encontro também contará com apresentações culturais e venda de artesanato.

Realizado no Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, o encontro se estende até o dia 4 de maio, quando também deverá contar com a participação do bisneto do ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt, Tweed Roosevelt.

O ex-presidente faz parte da história de Mato Grosso por ter realizado, ao lado de Marechal Rondon, uma expedição científica pela selva amazônica dentro do território mato-grossense entre 1913 e 1914, entrando em contato com indígenas locais.

O nome do ex-presidente também foi usado para batizar um dos rios no estado. O bisneto Tweed Roosevelt é presidente da "Theodore Roosevelt Association" e participará da mesa de discussão "A atualidade da expedição Roosevelt-Rondon".

Mais informações sobre o encontro e a programação completa estão disponíveis no site do Museu Dom Aquino.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/04/encontro-reune-lideres-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.