VOLTAR

Encontro pioneiro discute vigilância sanitária na Amazônia

Portal Amazônia
27 de Fev de 2008

Autoridades de saúde pública, da área acadêmica e comunidades indígenas e quilombolas vão discutir as ações de vigilância sanitária nas regiões do Baixo Amazonas de 26 a 29 de fevereiro, em Oriximiná (PA).

O I Encontro Regional de Vigilância Sanitária dos Municípios do Baixo
Amazonas é promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a prefeitura municipal de Oriximiná e as secretarias estaduais de saúde do Amazonas e do Pará.

O objetivo do evento é construir estratégias para superar os desafios regionais e intensificar a articulação entre municípios, estados e governo federal no âmbito da vigilância sanitária.

Contexto

O Baixo Amazonas é formado por 14 municípios do Pará e compreende a microrregião de mais difícil acesso no Estado. Segundo o IBGE, em 2000 a região possuía cerca de 640 mil habitantes e mais de 5.300 representantes de etnias indígenas. Na região há cerca de 60 comunidades remanescentes de quilombos.

O município de Oriximiná é referência em vigilância sanitária na região Norte. Desde 2002 o projeto "Saúde começa em casa", por meio de roteiros de visitas domiciliares leva à população conhecimentos de vigilância sanitária.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.