VOLTAR

Encontro no Parna da Serra do Cipó/MG desenvolve projeto para uso sustentável de plantas medicinais

Ibama
25 de Mai de 2004

Encontro no Parna da Serra do Cipó/MG desenvolve projeto para uso sustentável de plantas medicinais.
O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis realiza de 28 a 30 de maio o I Encontro de Plantas Medicinais da região da Serra do Cipó. O objetivo é reunir a comunidade científica, as comunidades e os órgãos públicos da região para delinear um projeto visando a utilização sustentável dos recursos naturais da Serra. O evento vai ser realizado no auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional da Serra do Cipo.

Segundo a coordenadora do evento, Ana Carla Santos Pereira, do Ibama, a região da Serra do Cipó tem uma biodiversidade muito rica e a população local, consciente desta situação, vem utilizando ao longo dos anos as plantas nativas para curar suas doenças. Em função disso, o Núcleo de Plantas Medicinais e o Parque Nacional da Serra do Cipó resolveram desenvolver o programa para possibilitar o uso de forma sustentável dos recursos naturais da região.

A abertura acontece na sexta-feira (28/05), com as palestras: As plantas medicinais e a educação ambiental, pela engenheira florestal Ana Carolina Thomaziello, do Ministério do Meio Ambiente; e O universo sensível, pela turismóloga Sandra Castro, da Universidade de Negócios Administrativos (UNA/BH).

No sábado (29) pela manhã os temas debatidos serão: Despertar da vida e sentidos (Sandra Castro); Aproximando a ciência e o conhecimento popular no uso de plantas medicinais, pela professora de Farmácia da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, Maria das Graças Lins Brandão; O Cooperativismo, por Sidnei Calixto, do Sebrae/MG.

À tarde serão ministradas as palestras: A homeopatia e as plantas medicinais, pelo médico homeopata Eduardo Alencar; A legislação e as plantas medicinais, por Itaciara Mendes Campos, da ONG Entre Folhas (Viçosa/MG), seguida pelo debate "Medicina convencional e medicina tradicional, tendo como mediadora a analista ambiental do Ibama Marina Klüppel.

No domingo (30), os trabalhos serão abertos com a palestra de Ana Maria Bitencourt (ONG Entre Folhas) e Jacinto Moraes, mestrando da Universidade Federal de Viçosa - Cultivo, manejo e manipulação de plantas medicinais. Em seguida será realizada uma oficina com o tema Manipulação de plantas medicinais. O encerramento será realizado no período da tarde com o planejamento das ações futuras para o projeto.
(-IBAMA-Brasília-DF-25/05/04)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.