VOLTAR

Encontro em Altamira reúne manifestantes contrários a Belo Monte

MDTX-Altamira-PA
15 de Mar de 2002

No dia Mundial de Luta contra as Barragens, a Transamazônica e Xingu discutem o Desenvolvimento Regional e o Complexo Hidrelétrico do Xingu (Belo Monte)

Mais de 5 mil pessoas ( estudantes, agricultores, sindicalistas, cientistas, promotores, procuradores da república, prefeitos, vereadores, povos indígenas...) participaram do "II Seminário Regional de Desenvolvimento x Complexo Hidrelétrico do Xingu (Belo Monte)", promovido pelo MDTX, Movimento pelo Desenvolvimento da Transamazônica e Xingu e FETAGRI-Transamazônica (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) e FVPP (Fundação Viver, Produzir e Preservar).
O evento foi aberto pelos povos indígenas do Xingu (Xipayas Curuaias, Jurunas e Araras). Os povos pintados deram seu grito de descontentamento e revolta com a proposta de construção das Barragens no Xingu, unindo suas forças com os movimentos sociais na defesa da vida dos povos do Xingu e do Desenvolvimento Social justo para a Região.
Este seminário fez parte de uma programação de intensa mobilização de três dias que contou primeiramente com o acampamento de centenas de agricultores dos municípios ao longo da Transamazônica em frente ao BASA - Altamira com a finalidade de renegociar as dívidas do FNO. Num segundo momento mais de cem lideranças urbanas e rurais da região fizeram um estudo da cartilha S. O. S. Xingu que trata do ponto de vista do movimento social da região sobre a proposta de construção das barragens do Xingu e apresenta o projeto de desenvolvimento do movimento social para a região. Culminando num terceiro momento com o grande Seminário no Centro Comunitário da cidade de Altamira.
Aberto a toda a sociedade, o seminário proporcionou uma discussão democrática sobre a questão. O debate acalorado sustentado pelos povos indígenas, agricultores, estudantes e demais representantes do movimento social marcou uma posição definitiva na região: A defesa das Águas do Xingu e da vida na região através do desenvolvimento social justo que não inclui a construção do Complexo Belo Monte.
O encerramento do evento aconteceu às margens do Rio Xingu; após uma caminhada pelas ruas da cidade foi realizado um ato simbólico de abraço ao Rio Xingu. Balões coloridos com as cores da bandeira nacional ergueram um grande coração com a frase "Xingu Vivo", sob calorosa salva de palmas e forte chuva, causando forte emoção simbolizando para os presentes o agradecimento da natureza pela defesa da Vida.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.