VOLTAR

Encontro do Grupo de Trabalho de REDD em Terras Indígenas

Coiab - http://www.coiab.com.br/
Autor: Letícia Campos
22 de Jul de 2010

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), com o apoio da The Nature Conservancy (TNC), Conservação Internacional (CI) e Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), realizou um encontro entre algumas lideranças indígenas, Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e organizações ambientais, para discutir sobre o REDD.

O mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) tem, hoje, o papel central nas discussões sobre mudanças climáticas, diante à sua principal proposta de reduzir o desmatamento, promover a conservação florestal e beneficiar as comunidades responsáveis pela manutenção desses recursos naturais.

Nesse contexto, a COIAB propôs esse grupo de trabalho com o objetivo de discutir assuntos acerca do tema e trabalhar em iniciativas relacionadas aos povos indígenas e REDD.

De acordo com o Coordenador Geral da COIAB, Marcos Apurinã, hoje são muitos os povos indígenas interessados em desenvolver os projetos de REDD em suas terras, mas é necessário que a FUNAI, assim como as organizações parceiras designem apoio técnico, e de qualquer natureza que se faça necessário, para assegurar os objetivos de REDD e respeitar a cultura e terra dos povos indígenas.

Entre os participantes estiveram presentes Megaron - liderança do povo Kayapó, Genisvanm - do povo Macuxi, Almir Suruí, Irineu Baniwa e representantes das organizações Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), Conservação Internacional (CI), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Socio Ambiental (ISA), Operação Amazônia Nativa (OPAN), entre outras.

Assessoria de Comunicação/COIAB: Letícia Campos

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.