VOLTAR

Encontro discute participação de país pobre no pós-Kyoto

FSP, Ciência, p. A19
25 de Jan de 2007

Encontro discute participação de país pobre no pós-Kyoto

DA REUTERS

Negociadores de países desenvolvidos e subdesenvolvidos começaram ontem em Tóquio ma reunião para começar a trabalhar num substituto para o Protocolo de Kyoto, o acordo internacional contra os gases de efeito estufa, que expira em 2012.
Os 20 países que participam do encontro "informal" são responsáveis por 70% das emissões globais. Eles incluem EUA, Índia, China e Brasil -que, juntamente com o Japão, co-preside a conferência.
Um dos objetivos centrais da reunião é convencer os países pobres, que não têm obrigações de reduzir emissões pelo acordo de Kyoto, a adotarem metas obrigatórias de corte de emissões a partir de 2013, já que essas nações devem se tornar as principais poluidoras do mundo num futuro próximo.
"Temos de achar formas de colocar incentivos para que esses países ajam em relação à mudança climática", disse Yvo de Boer, secretário-executivo da Convenção do Clima da ONU.
Um dos pontos a serem debatidos é a proposta brasileira de compensação para os países tropicais que reduzirem seu desmatamento.

FSP, 25/01/2007, Ciência, p. A19

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.