VOLTAR

Encontro de Saberes reúne no Xingu indígenas de cinco países

Gazeta de Cuiabá-MT
26 de Mar de 2006

Lideranças indígenas de cinco países se reúnem em Mato Grosso a partir de hoje no Primeiro Encontro de Praticantes das Culturas Tradicionais - O Encontro de Saberes. O evento será realizado no Parque Nacional do Xingu, na aldeia Piyulaga do povo Waurá, com encerramento previsto para o dia 31. Promovido pelos índios Waurá, por meio da Associação Indígena Tulukai, a iniciativa contará com a participação de 19 representantes indígenas pajés, taitas e xamãs, de 12 grupos étnicos do Brasil (Waurá e Tiriyó), Colômbia (Inga, Kamentzá, Siona e Tatuyo), Suriname (Tiriyó), Estados Unidos (Lakota) e Canadá (Cree, Mohawk, Ojibway, Onondaga e Tuscarora).

O antropólogo Júlio Cesar Borges, da organização não-governamental Amazon Conservation Team (ACT- Brasil), que apoia o encontro, explica que durante os seis dias as lideranças discutirão alternativas de proteção e reestruturação das culturas e saberes tradicionais dos povos indígenas. Também estarão em pauta os conceitos de mundo de cada prática xamânica e de pajelança com o intuito de criar um intercâmbio entre povos. Borges destaca que esta é uma oportunidade inédita dos índios compartilharem experiências no campo sociopolítico, uma vez que cada país construiu na relação com essas populações um conjunto próprio de idéias, normas e políticas em relação à proteção e valorização dos conhecimentos tradicionais.

O Encontro também pode ser considerado uma forma de fortalecer vínculos entre lideranças indígenas, buscando alternativas para a valorização das manifestações culturais e simbólicas.

Raquel Ferreira

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.