VOLTAR

Encontro de pajés será no fim de maio

Site da Funai
15 de Mai de 2002

Nos dias 25 a 30 de maio, os índios Krahô se reunirão na sede da Associação, na aldeia próxima ao município de Itacajá (TO), para discutir a cura por meio da pajelança. São esperados cerca de 20 pajés e mais de 200 índios, inclusive os Apinajé de aldeias vizinhas. Além de representantes da FUNAI está confirmada a presença de diversos pesquisadores de plantas medicinais.

Ainda no encontro será discutida a construção de 12 escolas nas comunidades indígenas. Segundo o administrador regional em Araguaína-TO, João Batista Santos Filho, nove escolas serão destinadas aos índios Krahô, duas aos índios Apinajé e uma aos Krikati. Esta última depende ainda de estudos de levantamento da área a ser definida para a construção.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.