VOLTAR

Enchente causa desabamento, encobre pontes e deixa indígenas ilhados

G1 http://g1.globo.com/
11 de Abr de 2018

Mais de 3,4 mil indígenas da etnia Krahô estão ilhados entre Goiatins e Itacajá, na região norte do estado. O problema ocorre desde a última sexta-feira (6) por causa da chuva registrada na região. Ao todo, 23 aldeias foram afetadas. Segundo os indígenas, quem precisa ir para as aldeias não consegue passar e quem está no local não sai.

Eles informaram que as aulas estão suspensas porque os professores também não conseguem chegar às aldeias. São cerca de 1000 estudantes, entre crianças jovens e adultos.

A forte chuva registrada na região tem provocado enchentes e atoleiros nas estradas. A cabeça de uma ponte de concreto desmoronou. A água também encobriu pontes que estão com estruturas comprometidas, segundo os indígenas.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) disse que solicitou à Defesa Civil do Tocantins um diagnóstico da situação para definir as providências a serem tomadas. Informou ainda que não tem indígena desabrigado, mas que está monitorando a situação da falta de acesso e buscando apoio da saúde, caso seja necessário o apoio dos profissionais. Disse que se necessário, vai buscar apoio do Exército.

O major da Defesa Civil Diógenes Madeira informou que uma equipe está preparada para ir até a região, caso haja a necessidade. Afirmou ainda que o órgão é responsável por fazer uma análise da situação de risco para os indígenas e do risco ambiental. A Defesa Civil oferece um apoio nessas situações, mas é a Funai quem faz a intevenção.

Em nota, o prefeito de Goiatins, Antônio Luiz, informou que deve decretar estado de calamidade em razão dos estragos provocados pela chuva. Ele disse que outras estradas que cortam o município foram afetadas. Será necessário esperar o período chuvoso para resolver o problema, segundo ele.

O prefeito de Itacajá, Cleoman Correia Costa, não atendeu as ligações.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/enchente-causa-desabamento-e-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.