VOLTAR

Empresa doa móveis e acessórios ao Parque Nacional Serra de Itajaí

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Carlos Oliveira
29 de Jun de 2009

Quem chega ao Parque Nacional (Parna) da Serra do Itajaí, em Santa Catarina, pode observar que logo na entrada da administração da unidade há muito mais conforto para os usuários e para os servidores. São móveis modernos, com design arrojado e acessórios de infraestrutura condizentes com a beleza desse reduto da natureza preservada. Mais que isso, os produtos são todos desenvolvidos com a certificação Forest Stewardship Council (FSC). Isso significa que não são frutos da degradação ambiental. Eles foram fabricados e doados pela empresa catarinense Butzke, que foi criada ainda no século XIX, há 110 anos.

Essa iniciativa se deu quando o chefe do Parna, o analista ambiental Fábio Faraco, entendeu que a responsabilidade ambiental da empresa coadunava perfeitamente com a missão e objetivos da Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). "Por ser uma empresa que utiliza apenas madeira certificada, fato que a habilita, por exemplo, a ser fornecedora de móveis até para a União Européia, fomos procurá-la para apresentar a UC e convidá-la a ser parceira, dividindo o uso de marca e conceitos, como a preservação ambiental," explica.

Uma das características mais interessantes dessa junção de metas, na opinião de Faraco, é o exemplo de preservação dado às pessoas da região. Mostra, para ele, o quanto vale a pena estar engajado no trabalho de proteção das riquezas ambientais. "Representa um apoio sério e comprometido com a idéia de conservação e uso racional de recursos naturais, uma parceria importante para ambos," comenta o analista ambiental.

Fábio Faraco tem a convicção de que o compromisso com a preservação, como é o caso da Butzke, aliado aos projetos de conservação geridos pelo estado ou por particulares, é um dos melhores caminhos para manter a natureza salva da destruição. "É importantíssimo, mostra responsabilidade com o futuro, além de permitir a melhora na infraestrutura de atendimento nos parques. E os consumidores também passam a ter um guia na hora de escolher produtos confiáveis e que agridam menos o meio ambiente."

Na visão do diretor técnico da empresa, Thomas Otte, a questão ambiental é urgente, e o trabalho feito até hoje pela humanidade não é suficiente para reverter as terríveis consequências das ações do ser humano. Para ele, se o homem pretende permanecer neste planeta e perpetuar sua existência, terá que admitir os erros cometidos no passado, no presente e deverá mudar suas atitudes rapidamente. "A Terra, apesar de todos os avanços tecnológicos já alcançados, ainda é o único lar que temos. O nosso legado deve ser a preservação e continuidade da vida, não a sua destruição," pondera.

É por tudo isso que Otte enaltece a parceria do Parna da Serra do Itajaí e reconhece que ainda há muito por ser feito. "Comparado ao árduo trabalho de toda a equipe técnica do parque, pessoas que dedicam uma vida inteira em prol da natureza, a colaboração feita pela Butzke é pequena. Entretanto, cremos que atitudes como esta, mesmo sendo pequenas, fazem parte do processo de conscientização e incentivo à preservação da natureza, da qual tanto dependemos." Contudo, ele acrescenta, essas ações são as que fazem grande diferença para a sobrevivência humana.

Em nome da Butzke, que foi a primeira empresa brasileira a ter a certificação FSC para o processo final de beneficiamento da madeira, o diretor técnico narra a felicidade de fazer parte dos que lutam pela preservação da natureza. "Além de trazer orgulho e conscientização aos colaboradores da empresa, contribuiu para o convencimento e divulgação das questões ambientais pelo país e pelo mundo afora, aumentando a percepção de que o brasileiro tem a respeito pelo verde ao seu redor."

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.