VOLTAR

Empresa de Ribeirão Preto é alvo de operação da PF contra esquema de venda de cassiterita da Terra Yanomami

G1 Ribeirão e Franca - https://g1.globo.com
14 de Dez de 2023

Minério conhecido como 'ouro negro' era comercializado para multinacionais e 'big techs'. Além de Ribeirão, agentes cumpriram mandados de prisão e de apreensão em Boa Vista (RR) e Ariquemes (RO).
Por EPTV e g1 Ribeirão Preto e Franca

14/12/2023 11h16 Atualizado há 2 semanas

Uma empresa de Ribeirão Preto (SP) foi alvo na manhã desta quinta-feira (14) de uma operação da Polícia Federal contra um esquema de venda de cassiterita extraída ilegalmente da Terra Indígena Yanomami.

Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A informação foi passada pela própria PF, que, até a publicação desta reportagem, não havia divulgados detalhes sobre a empresa de Ribeirão.

A cassiterita é o minério de onde se extrai o estanho e conhecida como "ouro negro" (veja abaixo detalhes). Segundo as investigações, ela estava sendo comercializada para empresas multinacionais de vários ramos e até para as "big techs", como são chamadas as gigantes da tecnologia.

Agentes cumprem quatro mandados de prisão e sete de apreensão em Boa Vista (RR), Ariquemes (RO), além de Ribeirão Preto. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal de Roraima. A Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 240 milhões dos investigados.

Valores milionários
O objetivo da operação Forja de Hefesto é ampliar as investigações e desarticular o esquema de financiamento e exploração de garimpo ilegal no território Yanomami.

As investigações identificaram transações financeiras relacionadas à venda de cassiterita extraída ilegalmente da Terra Yanomami para um dos maiores produtores mundiais de estanho.

Em cinco meses, no ano de 2021, uma empresa investigada comprou mais de R$ 166 milhões em cassiterita de uma mineradora que operava ilegalmente no território indígena, segundo a PF.

Além disso, a empresa compradora, que atua no ramo de fundição do minério, "deliberadamente ou por negligência", não investigou a origem da cassiterita que ela comprava. O minério foi comprado de uma mineradora com matriz em Rondônia e filial em Roraima, onde não há garimpos legais.

Após a venda, a cassiterita era processada e exportada, sendo adquirido por grandes multinacionais e até as "big techs".

O que é a cassiterita?
A cassiteria é o minério de onde se extrai o estanho, metal metal usado para produzir ligas como as folhas de flandres, utilizadas na fabricação de latas de alimentos, no acabamento de carros, na fabricação de vidros e até na tela dos celulares. O material tem alta densidade e é resistente à ferrugem.

Conhecida como "ouro negro", a cassiterita despertou o interesse de garimpeiros ilegais que atuam na Terra Yanomami porque, geralmente, é um minério em abundância e que pode ser extraído junto do ouro, mas que na hora de separá-lo, exige um processo menor que o do ouro.

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2023/12/14/empres…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.