VOLTAR

Empresa construtora de Belo Monte firma acordo com indígenas

G1 - http://g1.globo.com
30 de Jul de 2012

Norte Energia firmou compromisso com índios Arara e Paquiçamba.
Medida tem o objetivo de compensar os impactos da obra.

Depois de manterem retidos três funcionários da Norte Energia, empresa construtora da usina hidrelétrica de Belo Monte, lideranças indígenas das etnias Arara da Volta Grande e Paquiçamba participaram de uma reunião com representantes da empresa. Na ocasião, ficou acordado que será apresentado até o dia 27 de setembro o cronograma de obras de infraestrutura relativas ao Plano Básico Ambiental (PBA) de Componente Indígena, que entre as ações de engenharia, prevê as construções de escolas, moradias e unidades de saúde.

Dentre as reivindicações apresentada pelos indígenas, constou também o mecanismo de transposição de embarcações do Rio Xingu. Mas, a Norte Energia afirmou que não mais
irá às aldeias para discutir esse assunto, pois teme pela segurança de seus técnicos após o sequestro dos funcionários na aldeia Murutu, que durou 5 dias.

Ficou acertado ainda que sistemas de abastecimento de água, por meio dos poços artesianos, serão instalados em cinco aldeias. A Norte Energia garantiu que até 31 de agosto serão estruturadas poços nas aldeias Muratu, Terrã Wangã e Paquiçamba. A mesma atenção será dada às aldeias Furo-Seco e Aldeia Nova. A construção de poços nesses locais será realizada até 15 de setembro, segundo a Norte Energia.

Reunião

Foram mais de cinco horas de reunião na última sexta-feira (27), entre lideranças indígenas das etnias Arara da Volta Grande e Paquiçamba com a Norte Energia. Os termos foram reafirmados, pois já tinham sido acordados em reuniões realizadas de 9 e 10 de julho, que contou com a presença do diretor-presidente da Norte Energia, Carlos Nascimento.

A reunião ocorreu no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Altamira e contou ainda com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Ibama, do Ministério do Planejamento, da Secretaria Geral da Presidência da República e do Ministério Público Federal.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/07/empresa-construtora-de-belo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.