VOLTAR

Empreendedor Social completa 15 anos de premiações e lança troféu para ONGs

FSP, Cotidiano, p. B5
20 de Mar de 2019

Empreendedor Social completa 15 anos de premiações e lança troféu para ONGs
Inscrições começam nesta quarta; serão seis finalistas em três categorias no prêmio da Folha em parceria com a Fundação Schwab

Patricia Pamplona
SÃO PAULO

O Prêmio Empreendedor Social completa 15 anos de reconhecimento a iniciativas de impacto social no Brasil. A edição deste ano inclui o lançamento do Troféu Grão, para organizações sem fins lucrativos que atuam em causas de grande relevância.

As inscrições para o Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, entidade irmã do Fórum Econômico Mundial, podem ser feitas a partir desta quarta (20).

Os interessados devem preencher formulário online no site do Empreendedor Social ou fazer download do questionário e enviá-lo, também pelo site, até 30 de abril.

O concurso mais importante da América Latina para o terceiro setor, que já reconheceu 76 empreendedores socioambientais como finalistas e vencedores, confere chancela e visibilidade internacional para líderes de negócios sociais de impacto comprovado.

Leia o regulamento completo do Prêmio Empreendedor Social

Em 2018, os vencedores da premiação foram Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, da Editora Mol, que produz revistas e livros depois vendidos a preços acessíveis por redes de varejo e com verba revertida para 39 organizações sociais. Desde 2007, foram R$ 25 milhões repassados.

Além de passaporte para entrar na Rede Schwab e participar de encontros do Fórum Econômico Mundial, os vencedores do Prêmio Empreendedor Social ganham acesso a benefícios que totalizam cerca de R$ 400 mil na forma de mentorias, capacitações e cursos de qualificação em instituições renomadas, como Insper e Fundação Dom Cabral.

PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL 2019
Quem pode participar

Empreendedor maior de 18 anos
Iniciativa socioambiental de impacto com mais de três anos, que possa ser replicada e influenciar políticas públicas
Negócio social e instituições que atuam como modelos híbridos
Principais prêmios

Bolsas de estudos em instituições como Harvard, Faap e Fundação Dom Cabral
Plano de medição de impacto realizado pelo Insper
Participação em fóruns nacionais e internacionais
Consultoria jurídica e da Jr. Faap Consulting
PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL DE FUTURO 2019
Quem pode participar

Iniciativas ou startups com no mínimo um ano
Empreendedor residente no Brasil de 18 a 35 anos
Cooperativa, negócio social, Oscips, ONGs e startups com foco socioambiental
Principais prêmios

Assessoria jurídica e de gestão
Apoio das aceleradoras Artemisia e Yunus
Participação em fóruns de investidores
Mentoria de Din4mo, Vox Capital e Faap Bussiness Hub
Bolsas para cursos de capacitação
TROFÉU GRÃO
Quem pode participar

Empreendedor maior de 18 anos
Iniciativa socioambiental de impacto com no mínimo um ano de atuação
ONGs, Oscips e outras instituições sem fins lucrativos
Principais Prêmios

Bolsa integral para curso na Faap e curso de gestão da INK
Webinar ou workshop oferecido pela Sitawi
Acesso a workshops sobre empreendedorismo na FGV Cenn
Filiação por um ano ao Impact Hub

PREMIAÇÕES PARA TODOS OS FINALISTAS
Assessoria de imprensa
Perfil publicado em caderno especial da Folha
Integração à Rede Folha de Empreendedores Socioambientais
Relatório técnico de avaliação da iniciativa
Fotos e videodocumentário
Novidade neste ano, o Troféu Grão reconhecerá iniciativas sociais sem fins lucrativos com alto potencial de impacto e um ano ou mais de atuação.

O processo de avaliação repete o do concurso principal. Depois de inscritos, os selecionados são chamados a prover informações sobre o empreendedor e sobre sua organização, além de documentação.

Leia o regulamento completo do Troféu Grão

Definidos os semifinalistas, estes receberão o Comitê Avaliador, formado por jornalistas da Folha e por consultores independentes. A avaliação local resulta no material jornalístico e no relatório ao júri.

"Os empreendedores sociais brasileiros atacam alguns dos problemas mais urgentes do país, incluindo reabilitação de condenados, modernização do sistema educacional por meio do ensino digital e proteção da Amazônia", afirma Hilde Schwab, fundadora e presidente da Fundação Schwab.

Um deles é Carlos Pereira, fundador da Livox e vencedor em 2016. A empresa fornece tecnologia para que pessoas com deficiências na fala possam se comunicar. "Ele encontrou outros três empreendedores no Fórum Econômico Mundial [em Davos, Suíça] e formaram parceria para levar o modelo à Europa", diz Hilde.

Já os jovens líderes de 18 a 35 anos à frente de iniciativas em estágio inicial podem se inscrever no Prêmio Empreendedor Social de Futuro, realizado exclusivamente pela Folha desde 2009.

Leia o regulamento completo do Prêmio Empreendedor Social de Futuro

A premiação conta com benefícios exclusivos, como participação no Festival Social Good Brasil e no Encontro Nacional de Empresas Juniores, ambos com despesas pagas, além de mentorias, cursos e capacitações. Em 2018, os vencedores desta categoria foram Raphael Mayer e Mathieu Anduze, criadores da Simbiose Social, que usa tecnologia para otimizar recursos de leis de incentivos no Brasil.

O prazo final para se inscrever nos três concursos é 30 de abril. O candidato deve preencher o mesmo formulário. Após o processo de avaliação, seis iniciativas serão finalistas, sendo duas por categoria.

A cerimônia de premiação ocorrerá em 11 de novembro, em São Paulo.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Coca-Cola e conta com o apoio do Instituto C&A e do Instituto Porto Seguro, além da parceria estratégica da ESPM, da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), da Fundação Dom Cabral, do Insper e do UOL.

FSP, 20/03/2019, Cotidiano, p. B5

https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2019/03/empreendedor-s…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.