VOLTAR

Emergência Climática - Os dias calor extremo causam grandes prejuízos econômicos

EcoDebate - http://www.ecodebate.com.br/
Autor: Por Patrick Lejtenyi* **
16 de Out de 2019

Emergência Climática - Os dias calor extremo causam grandes prejuízos econômicos

O aquecimento do planeta levou a inúmeras mudanças que estão afetando todos nós. Secas, furacões, aumento do nível do mar e incêndios florestais - agora são eventos regulares em um mundo que viu perto de 40 bilhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) lançadas em nossa atmosfera no ano passado.

As mudanças climáticas também podem tornar o trabalho ao ar livre mais perigoso, de acordo com um novo estudo publicado no Scientific Repor, liderado por Yann Chavaillaz, ex-pesquisador de pós-doutorado na Concordia e no Instituto Ouranos, e Damon Matthews , professor e presidente da Concordia Research em Ciência do Clima e Sustentabilidade no Departamento de Geografia, Planejamento e Meio Ambiente .

Os pesquisadores examinam como altas temperaturas extremas causadas pelas emissões de CO2 podem levar a perdas na produtividade do trabalho. Usando cálculos baseados em diretrizes amplamente usadas em relação às recomendações de descanso por hora de trabalho e exposição ao calor, os autores descobriram que cada trilhão de toneladas de CO2 emitido poderia causar perdas globais de PIB de cerca de meio por cento. Eles acrescentam que já estamos vendo perdas econômicas de até dois por cento do PIB global como resultado do que já emitimos.

Eles identificam agricultura, mineração e pedreiras, manufatura e construção como os setores econômicos mais vulneráveis à exposição ao calor. Esses setores respondem por 73% da produção dos países de baixa renda, segundo os autores.

Os países em desenvolvimento são os mais atingidos

"É provável que os limiares de exposição ao calor que levam à perda de produtividade do trabalho sejam excedidos mais cedo e mais amplamente nos países em desenvolvimento nas partes mais quentes do mundo", diz Matthews.

"Esses países também são mais vulneráveis porque uma fração maior de sua força de trabalho é empregada nesses setores e porque eles têm menos capacidade de implementar mudanças de infra-estrutura que lidam com as mudanças climáticas".

A pesquisa sugere que os países de baixa renda sofrerão impactos econômicos muito mais fortes do que os de alta renda. As áreas mais tropicais atingidas são as mais tropicais do mundo, como o Sudeste Asiático, o norte da África central e o norte da América do Sul.

"A perda de produtividade do trabalho calculada para países de baixa e média renda média é aproximadamente nove vezes maior que a dos países de alta renda", lê o relatório.

(Os autores também são cuidadosos em salientar que as recomendações de saúde não são obrigatórias e geralmente não são aplicadas de maneira séria ou consistente nos locais de trabalho do mundo real. Suas estimativas de perda de produtividade baseiam-se na estrita adesão às diretrizes de saúde em relação ao trabalho sob calor extremo. )

Das emissões aos impactos

Matthews e seus co-autores basearam seus cálculos de aumentos históricos e futuros da exposição ao calor usando simulações de oito modelos de sistemas terrestres separados. Embora muitos estudos acadêmicos tenham estimado os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas, ele diz que este artigo é novo porque prevê impactos futuros como uma função direta das emissões de CO2.

"A relação entre emissões e impacto é bastante linear, por isso podemos dizer que essa quantidade adicional de emissões de CO2 levará a esse aumento adicional de impacto", explica ele. "O impacto aumenta muito bem com a quantidade total de emissões que produzimos".

Custo dos negócios

Os autores escrevem que suas pesquisas que ligam as emissões de CO2 à perda de produtividade do trabalho por exposição ao calor podem ajudar os países a adotar medidas mitigadoras. Mas Matthews diz que também pode ajudar as pessoas a mudarem de ideia sobre as consequências gerais de um planeta em constante aquecimento.

"Podemos ver que cada tonelada adicional de emissão de CO2 que produzimos terá esse impacto adicional e podemos quantificar esse aumento", diz ele. "Portanto, este estudo pode nos ajudar a apontar para países específicos que estão enfrentando uma parcela quantificável dos danos econômicos resultantes das emissões que produzimos".

Referência:

Exposure to excessive heat and impacts on labour productivity linked to cumulative CO2 emissions
Yann Chavaillaz, Philippe Roy, Antti-Ilari Partanen, Laurent Da Silva, Émilie Bresson, Nadine Mengis, Diane Chaumont & H. Damon Matthews
Scientific Reports volume 9, Article number: 13711 (2019)
DOI https://doi.org/10.1038/s41598-019-50047-w

* Com informações da Concordia University
** Tradução e edição de Henrique Cortez, Ecodebate.

https://www.ecodebate.com.br/2019/10/16/emergencia-climatica-os-dias-ca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.