VOLTAR

Embrapa vai implementar sistema agroflorestal em aldeia indígena

Agência Estado
05 de Dez de 2007

Brasília, 5 - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa Biodiversidade Brasil-Itália (PBBI) implementam até sexta-feira duas usinas demonstrativas de agrofloresta na aldeia indígena krahô Morro do Boi, no município de Itacajá (TO). De acordo com a coordenadora do projeto, Ynaiá Bueno, agrônoma da Embrapa Transferência de Tecnologia, a medida atende a demanda do povo Krahô com sistemas sustentáveis de produção, resgata e enriquece conhecimentos indígenas, além de contribuir para o aumento da agrobiodiversidade das roças.

Segundo a agrônoma, os sistemas agroflorestais contribuirão para a reconstituição de ecossistemas, a produção de materiais orgânicos, a conservação do solo e da água, o equilíbrio climático e a autonomia e a sustentabilidade dos agricultores.

Os indígenas participaram de cursos de capacitação e visitas a centros de pesquisa da Embrapa, com experiências de agroflorestas na Mata e no Cerrado. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa e do Ministério da Agricultura.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.