Diário de MS-Campo Grande-MS
10 de Mai de 2005
A Embrapa Agropecuária Oeste, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Social, vai adotar dois programas de médio prazo para a melhoria da qualidade nutricional dos índios da reserva indígena de Dourados, como forma de contribuir com as ações de combate à desnutrição nas aldeias do município.
Segundo o diretor-executivo da Empresa, José Geraldo Eugênio, que integra a equipe interministerial do governo Lula, os trabalhos são ligados ao programa de sustentabilidade objetivando a produção de alimentos dos próprios povos indígenas. Um deles é a produção e seleção de sementes de feijão e milho e o outro é o estabelecimento de quintais orgânicos que serão desenvolvidos dentro de cada lote indígena para o plantio de árvores frutíferas visando o equilíbrio nutricional.
A Embrapa já vem desenvolvendo ações de apoio a pequenos e médios produtores que representam mais de 3 milhões de famílias em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a equipe foi acionada para a necessidade de desenvolver programas a médio e longo prazo. "Entendemos que uma das soluções é contribuir com a melhoria da qualidade da alimentação dos povos indígenas através de programas que visem o equilíbrio nutricional com a inserção de frutas, verduras e plantas medicinais no dia a dia da comunidade", explicou o diretor.
A Embrapa inicia neste semestre projeto de incentivo ao plantio das mudas de árvores frutíferas e a produção de sementes de feijão e milho. A disponibilização das sementes e o acompanhamento do programa nas aldeias devem começar em outubro. Outros projetos também serão desenvolvidos em parceria com a Funasa para a construção de fossas assépticas. O objetivo é transformar os dejetos em adubos para utilização nos quintais agrícolas.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.