VOLTAR

Embrapa usa ipe para medir poluicao do ar

CB, Brasil, p.14
11 de Abr de 2004

Embrapa usa ipê para medir poluição do ar
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Jaguariúra, no interior de São Paulo, desenvolveu um método capaz de detectar os níveis de poluição do ar por meio de mecanismos biológicos.O sistema, chamado de bioindicador de poluição do ar, utiliza leveduras - fungos que vivem nas superfícies dos vegetais - de plantas ornamentais de fácil acesso, como o ipê, uma árvore tipicamente brasileira.
Segundo o pesquisador Itamar Soares de Melo, que desenvolveu o estudo, o método é tão simples que pode ser realizado em escolas, pelos próprios alunos, após receberem algumas instruções. O primeiro passo para realizar a medição é colher de três a cinco folhas de ipê da região a ser estudada e recortar dessas folhas sete círculos com aproximadamente um centímetro de diâmetro.
Em seguida, os círculos são fixados na tampa de uma placa de petri - caixa esférica e acrílica, utilizada em laboratórios. Após fixar os círculos da planta na tampa na placa, o material deve ficar 24 horas com a tampa para baixo, sem ser manuseado. A essas folhas é adicionado malte, produto oriundo da germinação da semente da cevada, utilizado para fabricar cerveja e outros produtos alimentícios.
Se o local de onde foram retiradas as folhas da árvore estiver muito poluído, não haverá produção de leveduras. Segundo Melo, após o teste ser feito, as placas devem ser enviadas para análise, para que a medição exata do nível de poluição do ar seja realizada.
O método desenvolvido por Melo fará parte de um programa que traz escolas para dentro da Embrapa para pequenas palestras sobre ciência e ambiente. De acordo com a coordenadora do programa, Myriam Teixeira Ramos, até o momento, alunos de 16 escolas já passaram pelas dependências da Embrapa, participando de palestras, visitando os laboratórios e assistindo a aulas de consciência ambiental e ecologia desde 2000.
Segundo Ramos, o projeto visa atender, sobretudo, a escolas da rede pública de ensino. Mas a Embrapa também atende a escolas particulares. Ramos afirmou que o objetivo do programa é proporcionar conhecimentos em ciência e tecnologia, além de conscientizar sobre a importância da preservação do ambiente.

CB, 11/04/2004, p. 14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.