VOLTAR

Embargada pelo Ibama uma obra em area de protecao ambiental de Buzios

O Globo, Rio, p.21
17 de Mar de 2005

Embargada pelo Ibama uma obra em área de proteção ambiental de Búzios
Corte de vegetação na APA da Azeda e Azedinha será punido com multa
Paulo Roberto Araújo
Uma obra para realização de serviços de topografia na Área de Preservação Ambiental (APA) da Azeda e Azedinha, em Búzios, foi embargada ontem pelo fiscal Alexandre Braile, da agência do Ibama em Cabo Frio. Hoje será fixado o valor da multa por dano ambiental.
Segundo o presidente da ONG, Gabriel Giailuisi, foram abertas picadas na mata nativa para serviços de topografia de um condomínio de 20 casas de luxo. Os serviços de topografia foram autorizados pela prefeitura de Búzios, mas não passaram pelo Comitê Gestor da APA e, além disso, não têm autorização da Feema e do Ibama.
Proprietário de uma área de cerca de 180 mil quadrados onde serão construídas casas, o empresário Aloísio Salazar afirmou que um topógrafo e dois auxiliares apenas cortaram alguns galhos para fazer o serviço de topografia. Ali, segundo ele, será construída a primeira vila ecológica do estado, sem agredir a natureza. 0 processo de licenciamento do empreendimento está sendo analisado pela Feema.
- O projeto foi aprovado pela prefeitura, mas é questionável porque não foi apreciado pelo Conselho Gestor da APA. A abertura de trilhas tem que ser licenciada pela Feema e pelo Ibama porque agride o meio ambiente - denunciou Gabriel Gialluisi.

O Globo, 17/03/2005, p. 21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.