VOLTAR

Em três meses, ar só ficou bom em 17 dias

FSP, Cotidiano, p. C3
24 de Abr de 2010

Em três meses, ar só ficou bom em 17 dias
Marca é a terceira pior dos últimos dez anos, segundo medições feitas pela Cetesb; especialistas veem risco maior à saúde
Mais veículos nas ruas, principalmente picapes, pequenos caminhões e vans são o principal motivo; Cetesb relativiza problema

Eduardo Geraque
Da reportagem local

A qualidade do ar em algumas regiões da Grande São Paulo piorou nos três primeiros meses do ano por causa do ozônio -poluente causado principalmente pela queima de combustível. Pela medição da Cetesb (agência ambiental paulista), o ar só foi considerado "bom" em 17 dos 90 dias analisados.
Nos outros 73 dias do trimestre, a qualidade do ar oscilou entre má, inadequada ou regular -o que, segundo especialistas, coloca em risco a saúde da população, já que pode causar tosse seca, ardência dos olhos, cansaço e falta de ar. Os primeiros a serem afetados são idosos, crianças e pessoas com doenças cardíacas e respiratórias.
A marca, a terceira pior dos últimos dez anos, acendeu o sinal de alerta entre os ambientalistas, já que, desde 2006, a poluição por ozônio estava mais baixa. No primeiro trimestre do ano passado, por exemplo, a qualidade do ar só não foi considerada boa em 67 dos 90 dias.
Especialista em poluição atmosférica na USP, Paulo Artaxo afirma que, para que a saúde da população esteja protegida dos poluentes atmosféricos, "a classificação da Cetesb tem que estar dentro do nível "bom'". "Não somente os grupos mais sensíveis sentem efeitos [na saúde] nestes níveis de poluição, mas toda a população está sofrendo", diz Artaxo.
O ozônio é um gás tóxico que se forma principalmente a partir da queima de combustíveis. Ele não sai direto dos escapamentos, mas compostos com nitrogênio e oxigênio, lançados pelos motores dos carros, ajudam a formar o gás após reagirem com a luz solar. As altas temperaturas, típicas do verão e da primavera, são importantes agentes no aumento dos níveis de ozônio no ar.
No caso da Grande SP, entretanto, a questão natural é só parte da explicação, diz Artaxo. "Uma das razões da subida das concentrações de ozônio é o aumento da frota automotiva na capital." Para ele, medidas como a inspeção veicular, "que começou atrasada em pelo menos dez anos", não estão servindo para limpar o ar.
A Cetesb, entretanto, apesar de admitir que o ozônio não está sob controle, relativiza o problema.
Mas Alfred Szwarc, também especialista em poluição do ar, concorda com Artaxo. "Embora as emissões dos veículos leves estejam controladas [além da inspeção, há mais de dez anos existem novas tecnologias sendo implementadas], observamos um grande crescimento no tráfego de motos e de veículos médios movidos a diesel, como vans, picapes e pequenos caminhões de entrega."
Szwarc também diz ser contra o projeto de lei em discussão no Congresso que libera carros movidos a diesel no país. "Do ponto de vista ambiental, essa medida seria uma volta ao passado." Segundo ele, os carros a diesel feitos hoje no país são poluidores e barulhentos.
Para a SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), os carros a diesel são importantes, do ponto de vista ambiental e econômico.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2404201001.htm

Para Cetesb, variação natural causa problema

Da reportagem local

Para a Cetesb, o padrão de oscilação do ozônio nos primeiros três meses do ano é fruto de uma variação climática natural, relacionada às altas temperaturas do período.
Apesar de especialistas dizerem que, a partir da classificação "regular", a qualidade do ar já poder irritar as vias respiratórias, o órgão ambiental diz que isso só ocorre quando a classificação cai para "inadequada" ou "má".
"Nos três primeiros meses do ano, foram 12 dias nessa situação [inadequada ou má]. Uma das menores marcas da década", diz Maria Helena Martins, gerente da divisão de qualidade do ar da Cetesb.
Apesar de não considerar o quadro como dramático, a gerente concorda que as ações feitas até agora para diminuir a presença do gás na atmosfera não surtiram grande efeito.
De acordo com ela, o aumento da frota de veículos acaba anulando as ações.
O ozônio, quando a classificação é "regular", atinge principalmente grupos sensíveis, como crianças e idosos. Níveis mais elevados afetam a população em geral.

FSP, 24/04/2010, Cotidiano, p. C3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2404201002.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.