VOLTAR

Em Tocantinópolis, Prefeitura e FUNAI Oferecem Curso Pré-vestibular aos Indígenas Apinajés

Toc Notícias - http://www.tocnoticias.com.br
24 de Jan de 2014

A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) por meio da Diretoria de Assuntos Ecológicos e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação oferecem a 2ª edição do Cursinho Pré-Vestibular aos indígenas.

O objetivo do projeto é facilitar o ingresso e a permanência dos indígenas Apinajés na Universidade.

Em Tocantinópolis, nas terras indígenas apinajés há um total de 08 escolas. Com a oferta destas escolas dentro das aldeias é possível que o indígena estude as series do Ensino Fundamental e Médio inteiramente na aldeia, graças a este fator, atualmente é possível uma maior conciliação entre os conteúdos escolares das disciplinas oficiais e os saberes tradicionais presentes na comunidade indígena.

Os problemas que os povos indígenas enfrentam ainda são grandes, visto que ainda não há uma estruturação suficiente para as aulas das disciplinas oficiais, nem um entendimento do Estado para que se faça uma adaptação da escola aos modelos tradicionais indígenas.

Devido aos problemas verificados durante a Educação Indígena, como a falta de continuidade dos estudos após o termino do ensino médio, a Prefeitura se prontificou a ajudar os indígenas a terem um meio do qual pudessem ser incluídos no seio acadêmico.

O Coordenador do Cursinho Pré-Vestibular e Diretor Municipal de Assuntos Ecológicos, Emivaldo da Silva Aguiar declarou que os indígenas estão sendo capacitados a realizaram o certame e que as aulas são ministradas por professores capacitados e devidamente comprometidos com ensino dos indígenas. "O ensino superior é uma realidade para raras pessoas nas terras indígenas, apesar das ações afirmativas do Governo Federal e da existência de um Campus da UFT em nossa cidade, nem por isso deixamos de acreditar no potencial educacional dos indígenas e a prova disso, é que estamos oferecendo essa oportunidade a eles", disse o Coordenador.

A FUNAI também contribuiu fazendo sua parte promoveu a divulgação e a inscrição dos interessados a uma vaga na universidade e com parte do combustível. Os cursinhos pré-vestibulares oferecidos pela prefeitura, já está na sua 2ª edição. Na 1ª edição 2 alunos conseguiram a aprovação no Curso de Ciências Sociais no Campus da UFT de Tocantinópolis e 1 está cursando Administração em Palmas.

"Estamos muitos felizes por mais esta oportunidade oferecida a nós, agradecemos a Prefeitura de Tocantinópolis, a FUNAI, aos professores e ao coordenador do cursinho. Estamos ansiosos para chegar o dia da prova e colocar em prática tudo que aprendemos aqui. Estamos tendo dificuldades em Redação, mas até o término deste curso acreditamos ter solucionado esta dificuldade", falou o vestibulando Ercílio Rocha Dias Apinajé.

A Prefeitura de Tocantinópolis disponibilizou 5 professores distribuídos entre as disciplinas de História, Português, Redação, Matemática, Química, Física, Geografia e Biologia: Goiasi Azevedo; Alexandro Sousa; Irene Moares; Ítalo Costa e Antônio Marques. Disponibilizou ainda, motorista, combustível e material didático para a realização deste curso.

"A pedido dos alunos do Ensino Médio, fizemos novamente esta parceria para oferecer este curso pré-vestibular. Este projeto foi bem aceito pelas comunidades Indígenas Apinajé e isso trouxe resultados práticos a estas comunidades com um comprometimento claro entre a Prefeitura e Coordenação Técnica Local e também conceder oportunidade de participar de um curso pré-vestibular gratuitamente possibilitando a disputa igualitária a grupos minoritários em processos seletivos para ingresso no nível superior, esta é a nossa meta", comentou o Prefeito Fabion.

http://www.tocnoticias.com.br/ler_noticia2014.php?idnoticia=4220

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.