VOLTAR

Em São Paulo, organizações lançam aliança pela água

Portal Aprendiz - portal.aprendiz.uol.com.br
29 de Out de 2014

Em São Paulo, organizações lançam aliança pela água

Pedro Ribeiro Nogueira

Foi lançada hoje em São Paulo, que vive à beira do colapso hídrico, uma coalização de entidades da sociedade civil que visa colaborar para a construção de segurança hídrica na cidade.
São Paulo passa atualmente pela maior crise hídrica de sua história - já são mais de 60 cidades e milhões de pessoas afetadas. Enquanto as previsões do tempo não dão qualquer espaço para otimismo, os níveis de rios e reservatórios não param de baixar.
O relatório da Aliança pela Água aponta cinco fatores como essenciais para a atual crise:
- Ênfase dos governos na retirada de mais água, e não no uso racional
desse recurso;
-Desmatamento nas áreas de mananciais e poluição das fontes
de água em quase todo o estado;
- Seca extrema e déficit de chuvas, em especial no Sistema Cantareira;
- Pouco espaço de participação e transparência quanto à gestão da água;
- Resistência dos governos em tomar medidas mais firmes em um ano eleitoral.
Apresentando dez metas de curto prazo - até abril de 2015 - e dez metas de longo prazo - que objetivam implantar um novo modelo de gestão d'água - a coalizão elaborou uma agenda mínima, consensuada, que pede transparência na gestão dos recursos e da crise.
As propostas foram construída a partir do projeto Água@SP, que contou com mais de 196 ideias de ações de curto prazo e 191 a longo prazo, elaboradas por 280 especialistas de 60 municípios.
Dentre elas, encontram-se a criação de uma comitê gestor participativo da crise, ampliação de informações para a população, campanhas públicas, transparência na gestão dos recursos, incentivos à redução do consumo, garantia de água em situação de emergência e incentivos para novas tecnologias - como cisternas e reaproveitamento de águas.
Acesse o site da Aliança Pela Água, participe e saiba mais.

http://portal.aprendiz.uol.com.br/2014/10/29/em-sao-paulo-organizacoes-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.