VOLTAR

Em Rio Branco, indígenas fazem protesto e exigem saída de coordenador do Dsei

G1- http://g1.globo.com
Autor: Aline Nascimento
28 de Mar de 2017

Cerca de 60 indígenas se reuniram em frente do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Purus (Dsei), na Rua Rio de Janeiro, em Rio Branco, para pedir a saída do coordenador do órgão, Sérgio Oliveira. Com cartazes, pinturas e adereços, os manifestantes fecharam a entrada do prédio e dizem que só devem deixar o local após a renuncia do gestor. Ao G1, a coordenação do Dsei informou que deve se pronunciar sobre o caso posteriormente e que Oliveira está fora da cidade.

Os indígenas são das etnias Jamamadi, Apurinã, Jaminawá e Kaxarari. De acordo com o representante do conselho da organização do Dsei, José Souza, mais conhecido como Zezinho Kaxarari, as lideranças estão insatisfeitas com o trabalho do atual gestor.

"Desde quando ele [gestor] assumiu, em agosto do ano passado, todas as ações de saúde, obras construção de postos de saúde e saneamento estão paralisadas. Como foi uma indicação política, as lideranças indígenas não admitem ingerência política dentro do sistema. Porque o subsitema de saúde é uma e uma conquista do povo indígena. As lideranças têm esse cuidado para que não existam interesses políticos dentro do sistema, mas, infelizmente, isso aconteceu", afirmou.

Kaxarari criticou ainda as contratações sem processo seletivo que , segundo ele, passaram a ocorrer. "Essas contratações estão ocorrendo sem ninguém consultar o conselho, as lideranças, e isso nós também não admitimos", acrescentou.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/em-rio-branco-indigenas-fazem-prote…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.