VOLTAR

Em protesto, indígenas ocupam distrito de saúde no interior do Acre e cobram saída de gerente

G1 https://g1.globo.com/
Autor: Mazinho Rogério
14 de Jan de 2019

Em protesto na manhã desta segunda-feira (14), indígenas das tribos Nukini e Náuas ocuparam a sede do Distrito de Saúde Indígena do Juruá (Dsai), em Cruzeiro do Sul. Eles exigem melhorias no atendimento de saúde nas comunidades, construção de sistema de abastecimento de água e a saída da gerente do distrito, Milena Lopes.

Os índios dizem que as aldeias estão abandonados pelas equipes de saúde e alegam que a gerente tem usado o distrito como "cabide de emprego".

"Na gestão da Milena, ela calou a liderança. Hoje o movimento indígena acabou porque ela comprou e a mim ela fez da mesma forma, me ofereceu um emprego de R$ 2 mil pra calar minha boca, mas eu não me vendo e hoje estou aqui para discutir a saúde indígena. Hoje tá faltando tudo, equipe multidisciplinar, dentista, porque hoje só vai dentista para arrancar os dentes e a gente quer que o dente seja tratado", reclama o representante do povo Nukini, Paulo Nukini.

Ele alega também que atualmente apenas um poço artesiano atende ao menos seis aldeias na comunidade em que mora. A falta de água tratada, segundo ele, tem levado várias mazelas às aldeias. "Só tem verminosa. A gente bebe água suja de tudo ali", enfatiza.

Representante do povo Náuas, Célia Oliveira, diz que a comunidade está precisando de um poço artesiano, reforma do posto de saúde e uma equipe técnica que atenda aos indígenas.

"A gente vai ficar aqui por tempo indeterminado. A gente que passa a dificuldade é que sabe como está a aldeia. O nosso posto de saúde está todo quebrado, não tem como fazer preventivo, não tem como fazer nada. Dão pra gente até remédio vencido e é por isso que estamos aqui, porque queremos uma resposta. A gente só saí daqui com alguma solução", garante.

O G1 tentou ouvir o Dsai, mas foi informado que os gestores estavam reunidos com as lideranças indígenas tentando negociar.

https://g1.globo.com/ac/cruzeiro-do-sul-regiao/noticia/2019/01/14/em-pr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.