VOLTAR

Em Ilhéus, pataxós e tupinambás ocupam Funai

OESP, Nacional, p. A10
13 de Jun de 2007

Em Ilhéus, pataxós e tupinambás ocupam Funai

Tiago Décimo

Cerca de 200 índios pataxós e tupinambás, de quatro aldeias do sul da Bahia, ocuparam na manhã de ontem a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Ilhéus, a 462 quilômetros de Salvador.

Eles reivindicam a saída imediata do administrador regional do órgão, Agnaldo Francisco dos Santos. Os índios acusam Santos de má administração das verbas federais repassadas à fundação.

Apesar da ocupação, não foram feitos reféns e os trabalhos na unidade continuaram sendo realizados durante o dia. Os índios, porém, afirmam que só deixam o prédio depois que a mudança de administração local for feita.

Os manifestantes enviaram um documento com a reivindicação ao presidente da Funai, Márcio Meira, em Brasília.

Existe a expectativa, entre os índios, que Agnaldo Francisco dos Santos, administrador regional da Funai desde dezembro de 2005, renuncie ao cargo ou seja exonerado até o fim da semana.

Para o lugar dele, os manifestantes preferem que seja indicado um indigenista.

OESP, 13/06/2007, Nacional, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.