VOLTAR

Em debate, unidade de conservação no Piauí

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Luciene de Assis
23 de Set de 2015

Caatinga, único bioma exclusivamente nacional, é o menos protegido, apesar da importância da flora e da fauna para a ciência.

A proposta de criação de uma unidade de uma conservação federal destinada a proteger a região do Alto do Rio Poty, no Piauí, foi objeto de debate em audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira (23/09). Cinco instituições foram convidadas a participar das discussões.

Em nome da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (SBF/MMA), o analista ambiental Fernando Tatagiba disse que a criação de Unidades de Conservação precisa superar desafios nos biomas com baixa representatividade, que inclui conectar ações e medidas de conservação entre os ecossistemas; implantar UCs; compatibilizar a conservação com o desenvolvimento; e mostrar à sociedade a importância ambiental, social e econômica das UCs.

O encontro foi solicitado pelo deputado Rodrigo Martins (PSB-PI). Segundo ele, a Caatinga, único bioma exclusivamente nacional, é o menos protegido, apesar da importância da sua flora e fauna para a ciência e para o desenvolvimento social e econômico sustentável do Semiárido nordestino. Participaram do encontro representantes do Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí, da prefeitura de Buriti dos Montes e da Fundação Rio Parnaíba (Furpa).

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.