VOLTAR

Em curso, Instituto Mamirauá mostra princípios do manejo florestal em várzeas da Amazônia

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: G1 AM
15 de mar de 2019

Em curso, Instituto Mamirauá mostra princípios do manejo florestal em várzeas da Amazônia
15/03/2019 15h50

Por G1 AM

Iniciativa está na quinta edição e foca em técnicos para multiplicação de métodos de manejo sustentável da floresta amazônica.

Uma turma de técnicos e estudantes que se interessaram em aventuras pelas várzeas da Amazônia, seguido de habilidades do manejador florestal, participaram de um curso de multiplicadores em manejo florestal comunitário oferecida pelo Instituto Mamirauá. Foram mais de dez dias de aulas.

Os participantes do curso de multiplicadores são pessoas que já trabalham na área de alguma forma e que buscam referências no manejo florestal em várzea, que é diferente do que é praticado em ambientes de terra firme.

A sala de aula para as atividades práticas foi a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no centro do estado do Amazonas, cujo território de mais de 1 milhão de hectares é formado quase todo por florestas de várzea.

Mamirauá é uma região pioneira em implementar planos de manejo florestal no estado, atividade que acontece desde o início dos anos 2000. Todo o trabalho é feito por moradores e usuários da reserva, organizados em associações que fazem uso do recurso da madeira de forma sustentável.

Os alunos do curso seguem o manejo florestal comunitário, conjunto de metodologias e técnicas que visa a melhor eficiência na extração de madeira, evitando o desperdício de árvores. Baixo impacto à natureza aliado à geração de renda para populações tradicionais.

Com a experiência desses grupos e a assessoria técnica do Instituto Mamirauá, a reserva se tornou um laboratório para capacitar pessoas interessadas em difundir o manejo florestal em outras partes da Amazônia. Esta foi a quinta edição do curso de multiplicadores.

O foco do treinamento envolveu duas fases de grande importância para o manejo florestal: o levantamento de estoque e seleção de árvores para corte e a exploração de impacto reduzido, que é o corte das árvores em si.

O Instituto
O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O curso "Capacitação de Multiplicadores em Manejo Florestal Comunitário em Área de Várzea: Levantamento de Estoque e Exploração de Impacto Reduzido" é uma ação do Programa de Manejo Florestal Comunitário (PMFC) do instituto.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/03/15/em-curso-instituto-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.