VOLTAR

Em Brasília, professor indígena paraense é empossado em evento do MEC

seduc Pará - https://www.seduc.pa.gov.br
Autor: Clayton Santos
29 de Ago de 2023

29/08/2023 16h45 - Autor: Clayton Santos (Ascom Seduc)

O professor e coordenador local do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) nas comunidades indígenas em Santarém, Poró Borari, foi empossado como novo conselheiro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI), em Brasília (DF), na tarde desta terça-feira (29), durante evento no Ministério da Educação (MEC).

Para o professor, esse é um dia histórico para os povos indígenas e para a educação no Pará. "Estamos trazendo a voz do Estado para essa instância a nível nacional e para que o Ministério da Educação (MEC) possa pensar junto com a gente as estratégias de implementação da política nacional de educação escolar indígena, para que o recurso não possa chegar com a efetividade na merenda escolar, no transporte escolar, na construção das escolas e, consequentemente, o resultado disso é as nossas crianças e jovens alfabetizados, com oportunidade de acesso ao ensino médio, ensino superior e assim por diante", ressaltou Bororó, que tem como suplente a educadora indígena, Rosani Kaigang.

Atualmente, o professor atua como coordenador do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME nas comunidades indígenas em Santarém, na região de integração do Baixo Amazonas. A coordenadora de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Varaneize Alves, acompanhou a posse dos indígenas em Brasília.

A Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena é uma instância de controle social do Ministério da Educação, composta por representantes indígenas, representantes governamentais e de organizações da sociedade civil. A função do órgão é assessorar o MEC na formulação de políticas educacionais voltadas ao público indígena.

https://www.seduc.pa.gov.br/noticia/12499-em-brasilia--professor-indige…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.