VOLTAR

Em Amambai, Funasa realiza reunião técnica contra a tuberculose

Agora MS
08 de Out de 2007

A Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul (Core - MS), através do Pólo-Base de Amambaí, realizou uma reunião técnica no segundo semestre de Setembro, para discutir o trabalho de prevenção à tuberculose nas aldeias do município.

Médicos, enfermeiros e funcionários do Pólo, se reuniram para avaliar os diagnósticos de indígenas. A Funasa possui parceria com a Secretária de Saúde de Amambaí, facilitando o trabalho de prevenção.

Mais de 60 Guaranis-Caiuás, das aldeias Amambaí e Limão Verde, realizaram os exames de baciloscopia raio-x, que posteriormente, foi entregue a Funasa que avaliou cada analise. Em nenhum dos exames foi diagnosticado a doença.

A Coordenadora Técnica e Enfermeira do Pólo, Maísa Rodrigues Nascimento, explica que o consecutivo trabalho da equipe da Funasa nas aldeias, garante a imunização dos indígenas. "O trabalho da equipe para prevenção é contínuo, isso garante a prevenção da doença".

Não apenas diagnosticar, mas o trabalho de conscientizar a população indígena também é priorizado pela Funasa. "Muitos indígenas, quando apresentam sintomas da doença, procuram o Pólo para consulta, eles estão cientes quanto os cuidados com a saúde", confirma Maísa. Amambaí possui a segunda maior população indígena do estado, com aproximadamente 12 mil índios, divididos em cinco aldeias.

A Coordenadora Técnica do Programa de Prevenção a Tuberculose da Core - MS, Roselene Lopes de Oliveira Figueiredo, garante que o trabalho dos agentes dos Pólos-Bases é importante e eficaz. "Cada Pólo-Base da Funasa possui metas de prevenção contra a doença", fala.

A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.